Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Call de Fechamento

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/09/2020 às 20:25 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é call de fechamento?

O call de fechamento acontece nos momentos finais do pregão da Bolsa de Valores e é marcado pela conversão do pregão em um leilão de compra e venda. Acontece em um horário pré-determinado e somente alguns papéis podem participar.

Visa determinar o preço de ajuste dos contratos, ou seja, no call de fechamento se estabelece o preço que as ações alcançarão ao final do dia.

Segue as mesmas regras do fixing no Sistema Eletrônico de Negociação, o que permite que todos os interessados possam acompanhar a negociação de ativos e o fechamento de preços com rapidez e eficiência. 

O horário fixado para o call de fechamento é de 16h55 às 17h na maior parte do meses. No entanto, no final do ano esse horário sofre uma alteração e passa a ocorre entre 17h55 e 18h. 

Call de fechamento x call de abertura

O call de abertura acontece nos 15 minutos que antecedem o pregão, no chamado leilão de abertura. É marcada pelo registro das ofertas de compra e venda, no entanto, nessa etapa o negócio não é efetivado.

Nesse caso, se a oferta de compra for equivalente ao preço da venda das ações, a operação será efetivada na abertura do pregão.

Vale observar que, se no call de abertura a transação não for devidamente registrada, a oferta não poderá ser retirada e nem cancelada.

O Call de abertura visa estabelecer, portanto, o preço das ações na abertura da Bolsa. No entanto, a participação fica restrita aos ativos que fazem parte das carteiras de índice da B3.

Como funciona o call de fechamento?

No call de fechamento é possível comprar e vender ações. Durante esse procedimento é preciso observar as mesmas regras - o preço prioritário, por exemplo, é estabelecido pelo maior valor de compra ou pelo menor preço de venda. Também é preciso observar a ordem cronológica de registro de oferta. 

Muitos investidores preferem negociar ativos no fechamento do pregão ou a um percentual do volume total negociado, o que faz com que esse procedimento concentre até 10% das operações realizadas em um dia. Operações como o preço de fechamento e o volume total do dia só ocorrem no call de fechamento.

Com os mercados altamente fragmentados de hoje, o call de fechamento é o único momento do dia em que os investidores recebem o benefício da liquidez centralizada, o que é fundamental para garantir a estabilidade e transparência do mercado de capitais

É um processo que permite que os investidores possam negociar com mais facilidade em um mercado altamente complexo e fragmentado. Fornece um mecanismo consistente e confiável que sustenta o preço de fechamento das ações das empresas públicas e privadas. Em suma, é um dos aspectos mais cruciais da estrutura moderna do mercado de ações.

Como participar do call de fechamento?

Só os ativos que fazem parte das carteiras teóricas dos índices da B3 podem participar do call de fechamento. No entanto, muitas vezes a bolsa pode determinar que algumas ações façam parte do processo. Isso ocorre quando um ativo alcança grande liquidez, o que gerará uma grande disputa por seu valor de fechamento no final do dia. 

Para que todo o procedimento ocorra de forma transparente, todos os investidores interessados podem participar do leilão que ocorre no fechamento da bolsa de valores. Para isso, a bolsa informa com antecedência ao mercado quais ativos serão incluídos no procedimento. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados