Última modificação em 5 de outubro de 2020

O que é FEBRABAN?

FEBRABAN é a sigla para Federação Brasileira de Bancos, que se trata do ente mais importante do país quando se trata de representar o setor bancário nas esferas governamentais — Executivo, Legislativo e Judiciário.

Porém, por que esse setor precisa de representatividade? Para algumas medidas, como, por exemplo:

A sede da federação está localizada em São Paulo e não é possível realizar operações financeiras por lá - nada de empréstimos e aplicações financeiras!

Já o portal da FEBRABAN, na internet, contém publicações úteis para você que busca investir com estratégia.


Como utilizar os conteúdos da FEBRABAN para investir de maneira inteligente?

Estatísticas econômicas e bancárias

O setor de Economia da federação, em parceria com algumas das 119 instituições financeiras associadas, como Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, etc., colhe projeções para o mercado de crédito. Mensalmente, são publicadas as pesquisas de economia bancária com dados relevantes para a consulta do público geral.

Por exemplo, em agosto de 2020, a pesquisa revelou que 88,2% dos bancos participantes estão na expectativa de manutenção da taxa Selic em 2% a.a. até o fim do ano.

Outro dado: 70,6% dos respondentes acreditam na retração do PIB entre 5% a 6%, enquanto apenas 17,6% creem em uma redução entre 4 e 5%.

Quando mais estudadas são essas informações, melhores são os passos no mercado de investimentos.

Informativos de economia e regulação bancária

Como o nome sugere, essa publicação é mais curta e apresenta os principais acontecimentos da semana. A última edição disponível, por exemplo, cita as consequências da decisão do Senado que venceu o veto o qual mantinha a proibição do reajuste salarial dos servidores até 2021.

O informativo também trouxe uma discussão sobre os novos recordes de alta nos índices acionários dos EUA, ao passo que as bolsas de valores, inclusive da Europa, caíram, junto com o preço do petróleo. Uma justificativa para isso seria o curso da pandemia, já que os países europeus têm relatado novos surtos.

Instituto FEBRABAN de Educação (INFI)

O INFI - que se encontra no mesmo endereço da FEBRABAN, mas em outro andar do edifício - é a escola de finanças e negócios da federação. Conta com cursos de curta duração, cursos preparatórios, conferências, dentre outras oportunidades. Algumas das próximas turmas dos cursos de curta duração são: Fundos de Investimentos, Capacitação em Operadores de Câmbio e Capacitação em Blockchain para Executivos.

A maioria desses conteúdos são pagos, mas a FEBRABAN fez uma parceria com o Sebrae e criou o Meu Bolso em Dia, com materiais focados nos empreendedores. Basta preencher o formulário com seu nome e e-mail, então você é direcionado para um teste que identifica o seu perfil financeiro. A depender do resultado do teste você recebe a recomendação de algum curso específico.

Outras funcionalidades do portal FEBRABAN

A página oferece o Busca Banco, ferramenta que informa o endereço de mais de 18 mil agências, códigos de compensação, datas dos feriados bancários e outros. O STAR, Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros, é outro recurso interessante para o público. Ele compara as tarifas cobradas pelos principais bancos do país.

Em “Atendimentos dos Bancos”, você pode consultar os dados de contato de qualquer banco. O site também tem uma seção voltada para dicas de segurança, com orientações sobre o uso de cartões, caixa automático e phishing, modalidade de fraude em meio eletrônico.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Keynes

Quem foi John Maynard Keynes John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da…

Veja outros termos