Última modificação em 7 de novembro de 2019

O que é fato gerador?

Na linguagem contábil, fato gerador é o evento que resulta em uma obrigação tributária. Cada imposto, taxa ou multa têm atrelado a si um fato gerador, sendo que essa especificação se dá na forma da lei.

Isto é, a legislação que cria cada tipo de tributo traz detalhadamente o que é o fato gerador. Esse nível de especificação é essencial para que se possa apurar o valor devido para cada tributo.


ICMS e fato gerador

 

Para que tudo fique mais claro, vejamos um exemplo de fato gerador associado ao ICMS. Para quem não sabe, o ICMS é o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação.

Com um nome tão extenso o ICMS, naturalmente, abarca uma extensa lista de fatos geradores. Vamos tratar de um exemplo simples e intuitivo associado a comercialização de um bem ou produto.

Nesse caso, o ato saída de mercadoria de estabelecimento de contribuinte, ainda que para outro estabelecimento do mesmo titular, configuraria o fato gerador. Outros exemplos de fato gerador associados aos ICMS estão tipificados no artigo 12º da Lei complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996. Saiba quais eles:

II - do fornecimento de alimentação, bebidas e outras mercadorias por qualquer estabelecimento;

III - da transmissão a terceiro de mercadoria depositada em armazém geral ou em depósito fechado, no Estado do transmitente;

V - da transmissão de propriedade de mercadoria, ou de título que a represente, quando a mercadoria não tiver transitado pelo estabelecimento transmitente;

V - do início da prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de qualquer natureza;

VI - do ato final do transporte iniciado no exterior;

VII - das prestações onerosas de serviços de comunicação, feita por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza;

Demais impostos e seus respectivos fatos geradores

Basicamente, temos 10 principais impostos no país. Conheça quais são eles e seus principais fatos geradores.

 

Termo do dia

Fundo Fechado

O que é um fundo fechado? No universo dos fundos de investimentos existem diferentes tipos de classificação como renda fixa, imobiliários, multimercados e cambiais, por exemplo. Essa,…

Veja outros termos