Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Falácia da Conjunção

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/12/2019 às 17:01 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Falácia da Conjunção? 

Falácia da Conjunção (ou ainda Subadditivity Effect, de acordo com o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo

Por definição, a Falácia da Conjunção se caracteriza por narrar a tendência mental que todos nós possuímos, como seres humanos, de considerar que a probabilidade de um evento acontecer é menor quando este é comparado com outro, enquanto a probabilidade dos dois eventos juntos (isto é, em conjunção) é maior. 

Embora não tenha uma descrição lá muito clara, a Falácia da Conjunção é melhor entendida quando colocada em um contexto prático.

Imagine que você é perguntado acerca da probabilidade de alguém ganhar na loteria. Você sabe que as chances são pequenas e chuta algo em torno de chances de 1 em 1 milhão. 

Contudo, e se te perguntassem qual é a probabilidade de alguém ganhar na loteria apostando na quinta-feira à tarde? É provável que você chute um número menor do 1 milhão. 

Por que? Por conta da Falácia da Conjunção. 

Exercícios desse tipo já foram desenvolvidos em inúmeras áreas de pesquisa científica, tendo como objeto desde a saúde ("qual é a probabilidade de se contrair X doença?") até a segurança pública ("qual é a probabilidade de uma pessoa ser assaltada?").

Como a Falácia da Conjunção funciona? Ele está ligado a outros vieses cognitivos?

Você deve estar se perguntando o porquê disso acontecer. 

Por que acreditamos que um evento, com mais detalhes, é mais provável do que o evento geral?

Voltando ao exemplo anterior: Por que acreditamos que as chances de uma pessoa ser assaltada na rua são menores do que as chances de uma mulher ser assaltada na rua? 

Afinal de contas, o primeiro é uma soma do grupo composto por mulheres e outros: a probabilidade de mulheres serem assaltadas + a probabilidade de outros serem assaltados = a probabilidade de uma pessoa ser assaltada.

A resposta está em lembrar que a Falácia da Conjunção é constituída como um viés cognitivo. Isso significa que, na nossa cabeça, a história contada por ela faz todo sentido do mundo... Em algum nível.

Pense bem: sabemos que mulheres são mais vulneráveis a assaltos do que homens, assim como os idosos quando comparados aos mais jovens. Assim, na nossa cabeça, faz sentido que a probabilidade destes seja maior que a geral - embora como explicamos antes, eles sejam apenas uma fatia do bolo.

Hoje entende-se que, assim como outros vieses cognitivos ligados às estimativas matemáticas, não lidamos bem com ter que precisar algo. A contabilidade mental, a falácia do apelo à probabilidade e o efeito da denominação que o digam.

Como a Falácia da Conjunção interfere na sua vida financeira?

Você se lembra do exemplo que te demos das apostas na loteria? A não ser que você seja para lá de metódico e supersticioso, duvidamos muito que vá começar a apostar toda quinta-feira à tarde.

Logo, esse não é o principal perigo quando se trata da influência da Falácia da Conjunção sobre o seu dinheiro. 

Esse viés é conhecido, carinhosamente, como o viés da história bem contada. Afinal, é justamente a sua riqueza de detalhes que manipula o nosso julgamento.

É bem possível que, sob a sua influência, você julgue um investimento X ou Y como mais ou menos provável. É caso de definir a probabilidade de ser bem-sucedido investindo em um negócio próprio ou investindo em um negócio próprio de pizzas. 

Como vimos, o seu cérebro está inclinado a acreditar que a segunda tem maiores chances de sucesso - embora, como as mulheres no exemplo anterior, seja apenas um componente do primeiro grupo. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados