Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Factor Investing

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/11/2020 às 20:31 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é factor investing?

O factor investing é uma estratégia de investimento que utiliza de alguns fatores para a seleção dos ativos. Isso pode soar redundante em um primeiro momento, mas faz bastante sentido em tempos de tecnologia e ferramentas disponíveis.

O principal intuito aqui é tentar encontrar dados e funções que, de acordo com o cenário econômico, permitam uma análise precisa dos critérios que forneçam dados para buscar ativos com melhor custo benefício. Por custo benefício, entenda-se o melhor retorno com o menor risco possível.

É claro que, ainda que utilizemos de dados avançados no factor investing, não há como garantir lucros. No entanto, avaliando bem o cenário econômico, é possível sim traçar algumas tendências e oportunidades.

Quais são os fatores utilizados no factor investing?

No factor investing, assim como em outros tipos de investimentos, alguns critérios são definidos na busca das melhores oportunidades oferecidas pelo mercado financeiro. Aqui, esses critérios são chamados de fatores.

Existem, em resumo, duas classificações para esses fatores empregados nas análises. São eles:

  • Fatores macroeconômicos: são fatores mais conhecidos, como dados de PIB, índice de desemprego, taxa de juros ou inflação. Isto é, dados amplos sobre a economia na qual o ativo está inserido e as prováveis consequências a ele desse ambiente;
  • Fatores de estilo: já o segundo grupo de análise corresponde aos critérios que podem afetar exclusivamente os setores dos ativos. De certa forma, podemos dizer que é uma análise mais focada no que pode influenciar diretamente um segmento.

Com base nesses fatores (que não são exatamente exclusivos da estratégia), o investidor consegue mensurar os riscos dos ativos com ferramentas específicas e, desta forma, encontrar as melhores oportunidades associadas aos seus respectivos riscos.

Vamos entender melhor cada um deles.

Fatores macroeconômicos

Os fatores macroeconômicos são velhos conhecidos dos investidores. Esse é, afinal, um dos critérios mais importantes dentro não apenas do factor investing, mas de qualquer ativo do mercado financeiro.

Veja alguns exemplos de análise para os fatores macroeconômicos:

  • Taxa de juros: se o custo do capital aumenta, também é maior o risco em relação à tomada de decisão com o dinheiro por parte dos negócios;
  • Crescimento econômico: a depender do momento da economia, o ambiente pode ser melhor ou pior para cada segmento. Ainda assim, a tendência de crescimento é um fator que depende da macroeconomia;
  • Inflação: uma alta nos preços generalizada por afetar o mercado como um todo. Se o custo dos materiais junto aos fornecedores é elevado, isso vai influenciar o preço final para o consumidor.

Fatores de estilo

Os fatores de estilo, como mencionamos, já são mais específicos a cada segmento. Novamente, veja alguns exemplos de análise que podem ocorrer em uma estratégia de factor investing:

  • Volatilidade reduzida: como há busca pelo melhor custo benefício, ativos que ofereçam menor volatilidade ganham pontos;
  • Valor: conceitos de Value Investing também aparecem entre os fatores de análise. Preços descontados chamam a atenção da estratégia;
  • Porte da empresa: é preciso ponderar que empresas em crescimento tendem a gerar maiores retornos na mesma medida em que oferecem maiores riscos. E equilibrar essa relação em uma carteira é função do factor investing;
  • Qualidade: embora seja um fator mais subjetivo, a qualidade de uma empresa pode ser medida com base em critérios quantitativos como a capacidade de gerar fluxo de caixa ou baixo endividamento, por exemplo.

De um modo geral, portanto, podemos dizer que os critérios do factor investing não são exatamente inovadores em relação às demais estratégias. O que muda aqui é a forma de utilizá-lo, oferecendo um método mais simples e replicável com base em regras e requisitos bem definidos para os investimentos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados