Última modificação em 3 de dezembro de 2020

O que é factor investing?

O factor investing é uma estratégia de investimento que utiliza de alguns fatores para a seleção dos ativos. Isso pode soar redundante em um primeiro momento, mas faz bastante sentido em tempos de tecnologia e ferramentas disponíveis.

O principal intuito aqui é tentar encontrar dados e funções que, de acordo com o cenário econômico, permitam uma análise precisa dos critérios que forneçam dados para buscar ativos com melhor custo benefício. Por custo benefício, entenda-se o melhor retorno com o menor risco possível.

É claro que, ainda que utilizemos de dados avançados no factor investing, não há como garantir lucros. No entanto, avaliando bem o cenário econômico, é possível sim traçar algumas tendências e oportunidades.

Quais são os fatores utilizados no factor investing?

No factor investing, assim como em outros tipos de investimentos, alguns critérios são definidos na busca das melhores oportunidades oferecidas pelo mercado financeiro. Aqui, esses critérios são chamados de fatores.

Existem, em resumo, duas classificações para esses fatores empregados nas análises. São eles:

Com base nesses fatores (que não são exatamente exclusivos da estratégia), o investidor consegue mensurar os riscos dos ativos com ferramentas específicas e, desta forma, encontrar as melhores oportunidades associadas aos seus respectivos riscos.

Vamos entender melhor cada um deles.

Fatores macroeconômicos

Os fatores macroeconômicos são velhos conhecidos dos investidores. Esse é, afinal, um dos critérios mais importantes dentro não apenas do factor investing, mas de qualquer ativo do mercado financeiro.

Veja alguns exemplos de análise para os fatores macroeconômicos:

Fatores de estilo

Os fatores de estilo, como mencionamos, já são mais específicos a cada segmento. Novamente, veja alguns exemplos de análise que podem ocorrer em uma estratégia de factor investing:

De um modo geral, portanto, podemos dizer que os critérios do factor investing não são exatamente inovadores em relação às demais estratégias. O que muda aqui é a forma de utilizá-lo, oferecendo um método mais simples e replicável com base em regras e requisitos bem definidos para os investimentos.

Termo do dia

Mercado de Crédito

O que é mercado de crédito? O mercado de crédito é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, composto ainda pelos mercados de câmbio (moeda), capitais (valores…