Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Eurobonds

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/10/2019 às 20:47 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que são Eurobonds

Eurobond é um título de dívida (bond) lançado em uma moeda diferente da nacional. Eurobonds frequentemente são agrupados de acordo com a moeda em que foram emitidos; assim, podem existir Eurodollar ou Euro-yen bonds.

Imagine, por exemplo, que a Toyota (empresa japonesa) emita na Coréia títulos de dívida em dólares americanos. Esses títulos seriam Eurobonds.

Perceba que, apesar do nome, Eurobonds não são necessariamente emitidos na Europa nem em moedas europeias. Além disso, a empresa não precisa estar sediada no país em que os Eurobonds serão emitidos. Esse ativo é um dos maiores exemplos do fim das fronteiras nos mercados de capitais.

Além das empresas, os Governos também podem emitir Eurobonds. Isso é mais comum quando o Governo de um país precisa de capital em moeda estrangeira por um tempo determinado.

Eurobonds, em geral, são títulos pré-fixados, ou seja, têm uma taxa de juros fixada desde o momento da emissão. Desta forma, eles oferecem uma visão clara da dívida, para o emissor, e do retorno, para o investidor.

Surgimento dos Eurobonds

Os Eurobonds são um tipo de ativo financeiro relativamente recente. A primeira emissão aconteceu em 1963 e foi realizada pela empresa de ferrovias italiana Autostrade.

Foi uma emissão de US$ 15 milhões em Eurodollars, ou seja, Eurobonds na moeda dólar, emitidos na Europa (mais especificamente, emitidos em Amsterdã e pagos em Luxemburgo, para reduzir taxas). Esse evento ofereceu aos investidores do mercado financeiro europeu um investimento seguro em dólares.

Motivos para a emissão de Eurobonds

Existem bons motivos para que uma empresa possa optar pela emissão de bonds em moeda estrangeira.

O primeiro motivo é a possibilidade de colocar os custos de dívida da empresa na mesma moeda que suas receitas e outros custos.

Suponha, por exemplo, que a empresa seja uma exportadora brasileira. Apesar de estar no Brasil, a receita dela será na moeda do país para o qual exporta – por exemplo, em dólares. Então, ao emitir Eurobonds em dólar, essa exportadora coloca seus custos de dívida na mesma moeda da receita. Dessa forma, mesmo que o dólar desvalorize e a receita diminua, os custos caem na mesma proporção, e a lucratividade é preservada.

O segundo motivo é a captação de investimentos. Muitos investidores dão preferência a ativos em moedas fortes, como dólar americano, libra esterlina, euro. Afinal, elas são menos voláteis do que as moedas de países emergentes, como é o caso do Brasil. Portanto, ao emitir bonds nessas moedas, pode ser mais fácil levantar capital.

O terceiro motivo é o alto grau de flexibilidade que os Eurobonds oferecem. A empresa emissora dos bonds pode escolher a moeda de emissão, baseando-se em questões como a regulamentação do país, as taxas de juros e a estrutura do mercado.

Motivos para a aquisição de Eurobonds

Um dos motivos que tornam os Eurobonds uma opção de investimento atrativa já foi revelado no item anterior. É a estabilidade, a volatilidade da moeda estrangeira, que torna esses ativos uma alternativa com menor risco do que outros emitidos na moeda nacional.

Porém, existem outras razões para que um investidor possa apostar nos Eurobonds.

Em primeiro lugar, é uma boa forma de diversificação. Se você tem ativos em mais de uma moeda, mesmo que uma delas se desvalorize, a outra pode compensar os efeitos e evitar grandes perdas.

Em segundo lugar, comparado com outras maneiras de investir em ativos em moeda estrangeira, os Eurobonds são bastante acessíveis. O valor mínimo é reduzido e a liquidez é alta. Comparado com outras opções, como a compra de ações de empresas que estão listadas na bolsa de valores de outro país, a compra de Eurobonds é bem simples.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados