O que é o Efeito Forer?

Efeito Forer (ou Forer Effect) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo, segundo o qual todos nós a tendência mental, como seres humanos, de adaptarmos descrições de personalidade generalistas para que pareçam ter sido feitas especificamente para nós.

Em uma rápida busca pela internet, podemos ver as previsões para novembro, quando se trata do signo de Áries, ditam o recebimento de uma notícia não muito agradável.

"Bom, hoje eu recebi uma multa de trânsito... Mas ontem a(o) minha(eu) parceira(o) disse que se sentiu magoado(a) com a maneira que eu a(o) respondi... Mas anteontem mesmo o meu chefe não gostou de um trecho do meu novo projeto e pediu que eu o corrigisse".

Se todos os dias os adultos de qualquer signo recebem notícias não muito agradáveis ("bem-vinda ao mundo real. É uma droga. Você vai amar!", certo?), como saber se a notícia de hoje chegou até você porque o seu signo é Áries?

A resposta vai depender de quão aberto a tomar uma descrição generalista como sendo individual, personalizada e exclusiva você está. Em outras palavras, de quão forte é a influência do Efeito Forer em sua mente e, consequentemente, em sua vida.

Voltando ao exemplo ariano, outra previsão dita: "caso esteja envolvido em negociações relacionadas a parcerias financeiras e grande soma de dinheiro, preste muita atenção a tudo, pois pode haver mal entendidos, levando a prejuízos futuros". Olha, de dinheiro a gente entende, mas não precisa ser nenhum especialista em investimentos e afins para saber que em TODA negociação é preciso tomar muito cuidado. Foi mal, arianos, mas essa não é uma exclusividade sua, nem do mês de novembro.


Com o Efeito Forer funciona?

Como dissemos, se você for mais aberto ao Efeito Forer pode se tornar mais atento a situações em que aquela descrição se cumpre. Se uma vidente lê a sua mão e te diz que você é muito sonhador, a sua memória logo deve te lembrar de todos os seus sonhos para dizer "olha só, ela está certa". Isso se dá por conta de outros vieses, que reforçam esse efeito, como o viés de confirmação e o viés atencional.

O mesmo se dá com certos gurus espirituais, profetas e telepatas. Não estamos, contudo, realizando qualquer julgamento de valor aqui - ou seja, dizendo se qualquer um dos exemplos citados aqui é verdadeiro ou não.

O único ponto em que focamos é que, diferentemente do que você pensa, a sua crença nesses exemplos (como na astrologia) deriva menos de uma observação racional da sua influência prática e mais de um fenômeno psicológico próprio.

O Efeito Forer é conhecido desde o século passado, quando descrito pelo psicólogo estadunidense Bertram R. Forer. Graças à associação com o trabalho do showman P. T. Barnum, esse viés também é chamado de Efeito Barnum (ou Barnum Effect, em Inglês).

Não há, contudo, um consenso, de modo que os dois termos são confundidos tanto em artigos online quanto em pesquisas acadêmicas.

Para aprofundar o seu conhecimento sobre o Efeito Forer temos também um artigo trazendo o Efeito Barnum como termo principal. Novamente: ambos tratam do mesmo fenômeno psicológico, tendo apenas nomes diferentes. No texto sobre o Efeito Barnum, por sua vez, você pode encontrar novos exemplos e maiores informações acerca do seu funcionamento. Confira!

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…