Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito Dunning-Kruger

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/10/2019 às 18:27 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito Dunning-Kruger?

O Efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo. Diante dessa característica, já podemos presumir que se trata de um fenômeno mental, onde julgamos erroneamente os dados, pessoas e outros elementos do mundo que nos cerca, tomando portanto decisões igualmente equivocadas.

No caso do efeito Dunning-Kruger o mal julgamento tem como objeto o nosso próprio conhecimento. Isso porque ele narra a nossa incompetência em perceber o quanto sabemos ou não de um determinado assunto, de modo que indivíduos com menos conhecimento tendem a acreditar que sabem mais do que outros, por vezes mais bem qualificados.

Sabe aquele seu amigo que vive dando dicas de investimentos para todo mundo (“é uma baita oportunidade, pô!”), como se fosse o maior especialista na questão, mas é um verdadeiro leigo?

Ou então a sua irmã, que adora gritar para o treinador do time de vocês para trocar o volante pelo atacante, com tanta convicção que parece ela mesma uma autoridade futebolística?

Sem falar naqueles seus contatos super convictos do Facebook que fazem postagens quilométricas acerca de política, mas tudo o que sabem aprenderam ali mesmo, no Facebook?

Todo mundo conhece alguém assim - também já agiu e age dessa maneira, em algum momento - de modo que o Efeito de Dunning-Krugger é conhecido por narrar a existência de uma verdadeira “legião de falsos especialistas”.

Como surge o Efeito Dunning-Kruger?

Você já se pegou admirando a imensidão do mar, sentado na sua cadeira de praia enquanto via a massa aquática se estender até o horizonte? É de impressionar!

Ao sofrer do efeito Dunning-Kruger passamos por algo semelhante. Ao nos depararmos com um assunto novo e nos aprofundarmos nele, sentimos como se um novo mundo se abrisse. “Uau, quanta coisa eu acabei de aprender”, você pode pensar.

Mas a verdade é que, mesmo ao ler um livro inteiro ou passar toda uma tarde pesquisando, ainda temos uma visão muito superficial daquele tema.

É como observar a extensão do mar: existe um mundo gigantesco por baixo do que se pode ver, totalmente desconhecido.

Imagine a frustração de quem está na praia e pensa “uau, eu já vi e entendi toda a dimensão desse oceano por aqui”.

Em outra área, pensemos em quem lê uma Constituição por completo e já acredita dominar todo o aparato legal de um país. Logo ele deve perceber que existem MUITAS outras leis que garantem a aplicação dessa mesma Constituição e que estudá-las levará vários anos (não fosse assim, por que teríamos faculdades de Direito, não é mesmo?).

O problema é que, se ninguém nos conta nenhuma dessas coisas, tendemos a achar que já vimos tudo - e, pior, que sabemos tudo! Não há consciência do que não se sabe.

Como o Efeito Dunning-Kruger interfere na sua vida financeira?

A grande questão do efeito Dunning-Kruger é que, quanto mais estudamos um assunto, menos somos suscetíveis a ele. Por quê? Bom, é como se o estudo colocasse os nossos dois pés dentro da água e nos convidasse a avançar: quanto mais caminhamos em direção ao mar, mais sentimos a profundidade do que está abaixo de nossos olhos.

No entanto, nem todos se dão conta disso e, parados na praia, dão ainda conselhos a quem quer entrar no mar.

Lembra daquele seu amigo metido a especialista em finanças, mas que só investe em ações x e y porque está todo mundo investindo “e é uma baita oportunidade”?

Existem muitos deles por aí. Você mesmo pode ter sido um deles, até pouco tempo atrás.

E como podemos nos livrar da sua influência?

Não se trata de simplesmente seguir à risca tudo o que as verdadeiras autoridades dizem (afinal, o viés de autoridade também está à espreita), mas sim de enfiar os dois pés nesse mar imenso que é o mundo financeiro.

Afinal, o verdadeiro conhecimento é o melhor antídoto para o Efeito Dunning-Kruger.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados