Open Nav

Efeito do Bicicletário

O que é o Efeito do Bicicletário?

Efeito do Bicicletário (ou Bike Shed Effect, de acordo com o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Segundo o Efeito do Bicicletário, todos nós temos, como seres humanos, a tendência a darmos maior atenção a questões banais do que a aquelas que realmente têm importância - especialmente se estivermos em uma discussão em grupo.

É isso o que faz com que pais, por exemplo, passem um tempo enorme discutindo qual roupinha do bebê é mais bonita para a saída de maternidade, ao invés de sentarem e planejarem quanto exatamente pagar uma escola por uns  anos custará. 

Segundo os pesquisadores que estudam o Efeito do Bicicletário, um dos principais motivos para optarmos pelas questões triviais é que, como elas são mais fáceis de serem entendidas, todos acabamos por ter uma opinião sobre ela. 

Como na típica briga familiar sobre qual é o jeito certo de decorar a árvore de Natal: por não se tratar de uma atividade muito complexa, todo mundo acha que sabe qual é o jeito certo de realizá-la - e, claro, o jeito certo é o daquela pessoa.

Agora, quando se trata de realizar uma declaração de Imposto de Renda, um tema mais chatinho e complicado até, ninguém tem muito o que falar sobre ele. Muitos até o evitam, porque a sua complexidade chega a ser estressante - como no caso daqueles pais e assunto "cabeludo" para eles que é o planejamento financeiro.

Como o Efeito do Bicicletário funciona?

Embora o Efeito do Bicicletário tenha sido desenvolvido ao longo de décadas, com novas pesquisas trabalhando em suas causas e funcionamento, o primeiro a cunhá-la foi justamente C. Northcote Parkinson. 

Conhecido como o criador da Lei de Parkinson (que determina que "o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização"), o escritor também descreveu a primeira ilustração do Efeito do Bicicletário, que viria inclusive a nomeá-lo.

Segundo Parkinson, se um comitê se estabelece para debater acerca de um reator nuclear é mais fácil que ele passe mais tempo debatendo sobre banalidades como a implementação de um bicicletário na empresa, do que sobre o reator em si.

Como no caso daqueles pais (e da árvore de Natal também) em que o assunto menos complexo chamou mais a atenção, justamente pela simplicidade e pelo fato de que todos têm uma opinião. Aqui, o bicicletário sofre do mesmo problema: todo mundo tem alguma ideia a acrescentar, enquanto o mesmo não acontece com o reator - tão complicado para as pessoas comuns do comitê.

Ou como Parkinson mesmo descreveu "O tempo gasto em qualquer item da agenda [do comitê] será em proporção inversa à soma [de dinheiro] envolvido."

Quer saber mais sobre o Efeito do Bicicletário?

Infelizmente, o comitê hipotético de Parkinson é o menor de nossos problemas quando se trata do Efeito do Bicicletário. Isso porque ele afeta as nossas decisões todos os dias, garantindo que não demos a devida atenção a questões que são realmente prioritárias em nossas vidas. Tendemos, então, para a perigosa trivialidade.

Justamente por isso, aliás, o Efeito do Bicicletário também é corriqueiramente chamado de Lei da Trivialidade. Ambos tratam do mesmo fenômeno; apenas os nomes são diferentes (um é mais popular, enquanto o outro é o queridinho dos acadêmicos).

Aqui mesmo no Mais Retorno temos um artigo completo sob o nome de Lei da Trivialidade. Nele, você não apenas tem acesso a novas informações sobre o funcionamento desse viés, como se depara com mais exemplos práticos e reflexões para mitigar a influência dele em sua vida. Confira!

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados