Open Nav

Efeito Avestruz

O que é o Efeito Avestruz?

É dado o nome de efeito avestruz à tendência humana de, diante de notícias ruins e desconcertantes, evitar a todo custo o acesso a elas.

Por um instante, você pode pensar: “que coisa mais covarde”. No entanto, se alguma vez você já:

  • Postergou a abertura da fatura de cartão de crédito porque sabia que havia se descontrolado no último mês;
  • Evitou ir ao banco, cartório ou agência dos Correios (mesmo que precisasse resolver uma questão importante) pelo tempo que demoraria inevitavelmente;
  • Se recusou a conferir a notificação de multa para não ter que lidar com aquele desperdício de dinheiro.

Saiba que o efeito avestruz já agiu sobre você. E não só de questões financeiras e burocráticas ele vive, sabia? O mesmo vale para quem já evitou uma conversa difícil porque… Bom, seria uma conversa difícil.

Como dá para perceber, esse fenômeno mental anda de mãos dadas com a procrastinação e é uma das suas principais causas. No entanto, existem ainda outras disfunções de ordem lógica que o impulsionam, em especial àquelas ligadas à prevenção do sofrimento (como é o caso do viés de omissão).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Qual é a origem do Efeito Avestruz?

O nome “Efeito Avestruz” tem ligação com um comportamento muito peculiar desse animal de pernas enormes e cabeça pequena. Quando ele cisca, a depender da posição do observador, se tem a impressão de que está, na verdade, enfiando a cabeça na terra. Com o tempo, nós seres humanos difundimos uma teoria falaciosa a respeito do porquê do avestruz fazer tal coisa, justificando que tinha o objetivo de esconder-se dos perigos. Resumidamente, espalhamos o boato de que o avestruz é um baita de medroso.

No entanto, a verdade é bem diferente. Felizmente, assim como psicólogos se debruçaram sobre os vieses cognitivos para explicar parte do nosso comportamento incoerente, biólogos se debruçaram sobre o avestruz.

O resultado: descobriu-se que além de excelente vantagem predatória (afinal, de longe aquela penagem toda passa muito bem por mais um arbusto), o avestruz sente melhor a aproximação de outros animais através da propagação sonora no chão. Assim, quando aproxima a cabeça da terra, é como naquelas cenas de filme em que a personagem coloca um copo na porta para ouvir melhor uma conversa do outro lado.

O coitado do avestruz é bem mais esperto do que pensávamos. Pense bem: qual vantagem os animais teriam se escondem “a plena vista” dos seus caçadores? Parece bem incoerente, não?

Mas na verdade, no nosso dia a dia, praticamos essa mesma incoerência, que embora não nos faça acabar devorados por um leão, ameaça e muito o nosso sucesso. Afinal, se nos convencemos que não abrir aquela fatura do cartão vai fazer com a dívida deixe de existir, quem somos nós para julgar qualquer outro bicho?

Como o Efeito Avestruz influencia as suas finanças?

Mais de uma vez neste artigo citamos o caso da fatura de cartão de crédito. Contudo, esse não é o único caso em que o efeito avestruz ameaça a sua vida financeira.

Outros exemplos são quando nos negamos a checar notícias ligadas ao mercado de ações, porque iminentemente perdemos dinheiro, ou então a abrir a conta de luz, porque ficamos com o ar condicionado ligado praticamente 24 horas no último mês.

E a única forma de se livrar do efeito avestruz (ou mitigar a sua influência) é se expor de forma cada vez mais intensa a situações em que o seu primeiro instinto é “fingir que não é contigo”. Gastou mais do que deveria? Anote quanto e prepare logo um plano de contenção. Perdeu dinheiro em investimentos ruins? Decida como vai se comportar daqui em diante (manterá a posição? Venderá os títulos?).

Do contrário, você corre o risco de ser tudo, menos o avestruz espertalhão que conhecemos no tópico anterior.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados