Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Dívida Pública Federal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/04/2020 às 14:45 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Dívida Pública Federal?

Dívida Pública Federal (DPF) é um termo relativo ao orçamento e às contas do Estado - em específico, da União. A DPF corresponde ao total das dívidas que o Governo Federal contrai para suprir o déficit orçamentário e para realizar operações previstas na legislação. Entra nessa soma, inclusive, o refinanciamento da dívida já existente.

Classificação da Dívida Pública Federal

Como o conceito de Dívida Pública Federal é bastante amplo, podemos realizar uma classificação para entender melhor como ele é composto. As duas classificações principais são realizadas de acordo com o instrumento utilizado para captar recursos (e, portanto, gerar dívida) e com a moeda usada para pagamento.

Em relação ao instrumento, classificamos a Dívida Pública Federal entre aquela contraída pela emissão de títulos públicos e aquela contraída por meio de contratos. 

Os títulos públicos são títulos de valores mobiliários. Por isso, essa é a Dívida Pública Federal Mobiliária. É importante notar que esses títulos são ativos do mercado financeiro, assim como ações, debêntures, cotas de fundos de investimento, entre outros.

Enquanto isso, os contratos são firmados, principalmente, com organismos multilaterais, como o FMI. Basicamente a Dívida Pública Federal contraída por contrato, também chamada de Dívida Pública Federal Contratual, consiste na realização de empréstimos.

Em relação à moeda, classificamos a Dívida Pública Federal entre interna (quando o pagamento é realizado na moeda nacional) e externa (quando o pagamento é realizado em uma moeda estrangeira). Na maior parte dos casos, essa moeda é o dólar estadunidense.

Um fato interessante é que toda DPF circulando no mercado brasileiro é captada por emissão de títulos públicos e paga em real. Por isso, ela é também classificada como Dívida Pública Mobiliária Federal interna.

Enquanto isso, no mercado internacional, toda a DPF é paga em moeda estrangeira (notadamente, o dólar dos EUA), porém, uma parte dela é captada por emissão de títulos públicos e a outra por contrato. Então, temos Divida Pública Mobiliária Federal externa e Dívida Pública Contratual Federal externa.

Administração da Dívida Pública Federal

A administração da Dívida Pública Federal é de responsabilidade do Ministério da Economia (antigo Ministério da Fazenda), por meio da Secretaria do Tesouro Nacional.

Essa atividade visa suprir com eficiência as necessidades de recursos financeiros do Governo Federal, observando as restrições impostas pela legislação e buscando obter o melhor custo em longo prazo. Um fator essencial é o risco, que precisa ser mantido em um nível prudente.

Dívida Pública Federal e Títulos Públicos Federais

Conforme visto, a emissão de Títulos Públicos é um dos instrumentos para contração da Dívida Pública Federal. O Tesouro Nacional realiza a emissão de três formas.

A primeira forma são ofertas públicas com participação direta de instituições financeiras. Essas ofertas são competitivas, isto é, o comprador é definido por meio de leilões. 

A segunda forma é a emissão direta. Ela não é competitiva, o título público é emitido diretamente ao seu comprador. Porém, ela só é permitida para finalidades previstas na legislação.

A terceira forma, muito conhecida dos investidores, é o programa Tesouro Direito. É uma emissão com venda direta aberta às pessoas físicas

Tipos de Títulos Públicos que compõem a Dívida Pública Federal

Existem vários tipos de títulos públicos que podem ser emitidos para compor a DPF – ou, mais específicamente, a Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi).

Entre esses títulos, destacamos as Letras do Tesouro Nacional (LTN) e as Notas do Tesouro Nacional - Série F (NTN-F). Ambos contam com remuneração prefixada.

Depois, temos as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), com remuneração vinculada à taxa Selic; as Notas do Tesouro Nacional - Série B (NTN-B), com remuneração vinculada ao IPCA; e as Notas do Tesouro Nacional - Série C (NTN-C), com remuneração vinculada ao IGP-M.

Em relação à custódia, mais de 95% dos títulos públicos em circulação estão custodiados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), administrado pelo BACEN. Os demais estão custodiados na Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados