Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Desconto de Duplicatas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/10/2019 às 18:01 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Desconto de Duplicatas?

O procedimento de Desconto de Duplicatas, também chamado de Desconto de Títulos, consiste no adiantamento de recebíveis de uma empresa por uma instituição financeira.

É bastante utilizado no adiantamento do recebimento de compras parceladas por clientes, situação na qual a instituição financeira realiza o pagamento integral à empresa cedente com os descontos aplicáveis e recebe o valor corrigido por juros do cliente final futuramente.

Tipos de Desconto de Duplicatas

 

O Desconto de Duplicatas pode ser obtido de várias formas. As mais comuns incluem:

  • Cobrança simplificada, ou simples, em que a empresa recebe o valor das duplicatas que possui e conta que o seu comprador honrará o compromisso de pagar o valor devido. Em caso de inadimplência, o valor restante é descontado da empresa que solicitou o adiantamento;
  • Cobrança caucionada, em que a empresa realiza a penhora de todas as suas duplicatas, tendo direito junto à instituição financeira de solicitar uma parte desse valor como adiantamento de crédito.

Encargos em um Desconto de Duplicatas

Quando a instituição financeira realiza o adiantamento do pagamento ao interessado, existe uma porcentagem deduzida do valor total a ser pago, que é chamada de taxa de desconto. Quando uma venda é feita à prazo, normalmente aplica-se sobre o valor da venda uma porcentagem de juros caso a opção de pagamento escolhida seja parcelada.

Com o Desconto de Duplicatas, normalmente, a instituição financeira que realiza o adiantamento dos recebíveis deduz o valor total dos juros a serem recebidos futuramente, pagando somente o valor real do bem no presente e desconsiderando os valores acrescidos pelo parcelamento da compra.

O banco ou instituição financeira também deduz do valor do adiantamento as taxas e encargos administrativos resultantes da operação, como IOF e impostos.

Por que utilizar o desconto o Desconto de Duplicatas?

Apesar do procedimento apresentar algumas deduções dos valores, existem algumas vantagens na utilização do Desconto de Duplicatas, acompanhe:

  • Aumento do capital de giro atual da empresa, visando fazer investimentos que necessitem da verba total líquida antes de seus vencimentos;
  • Manter um fluxo de caixa positivo, evitando juros de cheque especial e cartões de crédito, ou saldar dívidas e evitar atrasos no pagamentos;
  • Maior poder de negociação com fornecedores.

Quais os contras no Desconto de Duplicatas?

É importante que as empresas tenham controle econômico e planejamento financeiro antes de realizar tais procedimentos, visto que o saldo futuro não contará mais com o recebimento dos valores acordados no desconto de duplicatas.

Diferentemente do processo de factoring ou de securitização de recebíveis, em que a empresa que solicita o procedimento deixa de ser responsável pela quitação da dívida de seus clientes, o Desconto de Duplicatas permite que o banco ou instituição financeira regresse seu posicionamento em caso de não quitação por parte dos devedores originais, os clientes.

Dessa forma, a empresa solicitante volta a ser responsável pela dívida, com inclusão de juros de mora e multa pelo atraso de pagamento ocorrido. A empresa cedente mantém uma dívida financeira com o banco até que esta seja completamente sanada, haja solicitação de reembolso, protesto em cartório ou ações judiciais.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados