Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Déficit Público

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/02/2019 às 18:31 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Déficit Público

Déficit Público é a nomenclatura utilizada para distinguir quando um país possui mais despesas do que receitas.

O termo déficit público também já compreende o déficit nominal, ou seja, na conta já entram as despesas com juros da dívida mais as correções que esse valor pode sofrer.

O tamanho do déficit público também pode ser expresso em porcentagem do PIB. Uma forma bem interessante de conseguir compreender o tamanho do “rombo” nas contas públicas.

Compreendendo o Déficit Público

O Déficit Público em si, é um termo de fácil compreensão. O fato de um país gastar mais do que arrecada não inspira muita complexidade.

Porém a composição das despesas é algo que pode ser analisado com mais atenção. Muitos países desenvolvidos conseguem viver gerando déficits anos após ano.

Uma das explicações para isso é porque os mesmos possuem de certa forma a confiança do mercado.

Mas, para aqueles países que estão em desenvolvimento e não contam com tanta confiança do mercado, gerar um déficit público pode ser um verdadeiro pesadelo.

Por isso o estudo da composição das despesas é uma tarefa extremamente importante. Veja a seguir alguns pontos referentes ao Déficit Público que merecem uma atenção maior:

  • Gastos com previdência, seguridade social.
  • Relação dos juros com o tamanho da dívida
  • Formas de captação de recursos
  • O histórico de déficits e o quanto eles influenciam no orçamento
  • Influência da inflação sobre as receitas e despesas

Esses seriam alguns pontos que são relevantes na hora de avaliar orçamento da nação. O gasto com a previdência e seguridade social em um país, geralmente é um gasto alto e ocupa um bom espaço do orçamento.

Existe uma tendência natural que haja uma quantidade maior de idosos no planeta em comparação com pessoas nascendo, ou seja, a base que sustenta o atual pagamento da previdência vem encolhendo contra uma porção de pessoas que vem se beneficiando.

Essa “anomalia” na previdência pode acabar exigindo que o governo desloque mais recursos de áreas como a saúde e a educação para área da previdência.

Situações assim exigem que o governo federal e demais órgãos iniciem uma análise mais criteriosa observando quais são as medidas internas que podem ser tomadas.

Quando não se vêm solução, então uma alteração nas regras previdenciárias precisa ser realizada.

Com relação aos juros da dívida, alguns países em desenvolvimento trabalham com valores mais altos a fim de conter a inflação e chamar o capital estrangeiro.

Porém esse juro mais alto pode encarecer ainda mais o pagamento da dívida, especialmente se o a dívida emitida estiver indexada a taxa de juro do país (como acontece com as LFTs no Brasil).

Sendo assim, a redução da taxa de juros pode baratear esses pagamentos, reduzindo inclusive o peso da dívida no orçamento.

Um país pode captar recursos através da dívida interna e externa. Qualquer um dos dois segmentos podem envolver formas diferentes de remunerar os investidores.

A dívida externa pode ser influenciada pela cotação do dólar e mais alguma porcentagem de juros (também conhecida como prêmio de risco). A dívida interna, por outro lado, pode estar indexada a outros instrumentos, como o IPCA, IGP-M, Selic e até taxas de juros prefixadas.

Dependendo do momento econômico do país e da composição de sua dívida, a mesma pode acabar ganhando proporções no orçamento que podem prejudicar a margem de “manobra” orçamentária, exigindo que recursos de outras áreas tenham que ser deslocados para o seu pagamento.

Consequências do Déficit Público

Países em desenvolvimento que precisam de capital externo para investimentos como obras de infraestrutura e até para financiamento da própria dívida, precisam fazer o “dever de casa”.

O déficit público em tais países não inspira confiança nos investidores, de forma que deve haver um controle orçamentário com uma visão mais crítica sobre a composição das despesas.

Para os países desenvolvidos, o controle do déficit é importante, mas o déficit em si não traz prejuízos econômicos similares aos prejuízos que países em desenvolvimento podem ter.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados