Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Crise Econômica

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/02/2020 às 20:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a crise econômica?

Crise econômica é o nome dado a um dos períodos do ciclo econômico, em que há uma diminuição no crescimento de um país por conta da queda de sua atividade econômica. Essa queda ainda pode ser evidenciada através de movimentos de desinflação ou deflação, em que a oferta se sobrepõe violentamente à demanda.

Diferentemente de quedas pontuais em setores específicos, a crise econômica tende a impactar todos os setores (ou pelo menos a maioria absoluta deles) e se enquadrar no que conhecemos como risco sistêmico do mercado. Justamente por isso se torna mais difícil se proteger contra ela, tanto para consumidores quanto para empresas, pois a crise tem impacto direto sobre todas as relações comerciais estabelecidas.

Em geral, o PIB é tido como o maior indicador do estabelecimento de uma crise econômica. Isso porque, como o seu objeto central é justamente a soma de toda a riqueza produzida no país, quando esse valor total diminui se enxerga um arrefecimento da economia. É como o velocímetro do carro.

Se está funcionando perfeitamente, o velocímetro é o instrumento perfeito para descobrir quando o carro está acelerando ou freando. Ao analisar os resultados históricos, o PIB também nos ajuda a identificar quando a economia estava crescendo ou diminuindo.

Quais são os diferentes tipos de crise econômica existentes?

As crises econômicas são classificadas conforme a sua intensidade, sendo que podem existir dois tipos diferentes de crise: a recessão econômica (menos intensa) e a depressão econômica (mais intensa).

A recessão econômica se caracteriza como uma crise econômica mais curta, sendo declarada assim que um determinado país apresenta queda no PIB por mais de dois trimestres consecutivos.

Já a depressão econômica é mais severa e duradoura, representando uma queda ainda mais acentuada da economia por um período mais longo (não raro, chegando a 4 anos de retração). A mais famosa delas provavelmente é a Grande Depressão, que assolou os Estados Unidos (e o restante do mundo, por tabela) ainda na primeira metade do século passado.

Em ambos os casos, os elementos atingidos são praticamente os mesmos - mudando, como você já aprendeu, apenas a duração da crise e a sua intensidade.

Quais são os “sintomas” de uma crise econômica?

O PIB é o principal indicador de uma crise, mas como toda a atividade econômica é afetada, podemos ver os sintomas e consequências de seu estabelecimento em diferentes pontos da economia.

Fazem parte de uma realidade de crise econômica:

  • Queda no consumo: diversos são os fatores que podem levar à redução da capacidade de consumir, mas seja por cautela, seja por uma diferença generalizada entre o que se ganha e os preços até dos itens mais básicos, a queda no consumo é um ponto comum a todas as crises;
  • Queda na produção: com menor faturamento e consequente diminuição na disponibilidade de crédito por parte dos bancos, as empresas diminuem o ritmo de produção;
  • Aumento do desemprego: cortando gastos, essas mesmas empresas começam a demitir boa parte de seus funcionários (sem falar naquelas companhias que declaram falência). Se antes a capacidade para consumir dessas pessoas e de suas famílias já era escassa, agora é ainda menor;
  • Crescimento da pobreza: diante desse contexto em que a renda é diminuída ou simplesmente cortada, é comum que a maioria dos países ao enfrentar uma crise econômica vejam os seus índices de cidadãos vivendo na linha da pobreza, ou mesmo abaixo da linha da pobreza, dispararem;
  • Queda nos investimentos: se as empresas mal conseguem manter as suas operações atuais, que dirá investir em expansões. Aqui, nem falamos do investimento particular, visto as dificuldades generalizadas já de se garantir o consumo dos itens de primeira necessidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados