Open Nav Logo Mais Retorno

Criptoativos

O que são criptoativos

Os criptoativos são ativos virtuais, isto é, que não existem de nenhuma maneira no mundo concreto. Eles estão presentes apenas em registros digitais. Por isso, todas as operações envolvendo esses ativos são executadas e armazenadas através de dispositivos conectados em rede.

Os ativos digitais foram criados a fim de possibilitar a realização de transações diretas entre pessoas físicas e jurídicas, sem a necessidade de que instituições financeiras atuassem como intermediários, mesmo nos casos envolvendo transações internacionais.

Entre os criptoativos, o mais conhecido é o Bitcoin. Porém, existem inúmeros outros; estimativas apontam para a existência de mais de 5500 criptomoedas. O funcionamento de cada criptoativo é dado por um conjunto de regras estabelecido por seu desenvolvedor.


Funcionamento dos criptoativos

 

Para entender o funcionamento dos criptoativos, é necessário entender um pouco de tecnologia da computação. Em termos bastante simplificados, eles funcionam por meio de registro descentralizado, distribuído em uma rede ponto-a-ponto. Em outras palavras, as operações realizadas com os criptoativos não ficam todas registradas em um sistema central, mas em vários computadores de usuários por todo o mundo.

Uma das maiores preocupações com relação aos criptoativos é a segurança da informação. Por isso, para que cada nova transação possa ser realizada, é preciso receber uma validação dos computadores que compõem essa rede. Assim, se um usuário tenta realizar uma transação inválida, os demais (que têm registros para identificar o problema) rejeitam. E, assim, não há necessidade de uma instituição financeira controlando tudo.

Criptoativos e Blockchain

Frequentemente, quando ouvimos falar sobre criptoativos, o termo Blockchain aparece na conversa. Essa é uma das tecnologias por trás do funcionamento desses ativos digitais.

Blockchain significa, literalmente, "cadeia de blocos". Ele recebe esse nome porque as transações de criptoativos podem ser registradas em blocos, em vez de individualmente. Na rede, cada um desses blocos se conecta ao anterior, formando uma sequência que permite acompanhar por onde os criptoativos passaram.

Negociação de Criptoativos

Os criptoativos podem ser comprados e vendidos de duas formas. A primeira é utilizando plataformas especificamente para essa finalidade, que funcionam de maneira similar a uma plataforma para a compra de ações. Essas plataformas recebem o nome de Exchanges. A segunda é por meio da transação direta entre comprador e vendedor.

A propriedade do criptoativo é verificada através de uma senha criptografada. Por um lado, isso aumenta a segurança, já que não é preciso passar qualquer informação pessoal para realizar transações. Por outro, reduz a segurança, já que qualquer pessoa com a senha consegue realizar transações.

As wallets

Para operar com criptoativos, é necessário ter uma wallet, uma carteira virtual, que funciona como uma conta corrente para esses ativos digitais.

A wallet tem duas chaves, ou senhas. Uma é pública, usada para integrar a wallet com a rede e autorizar a troca de informações necessária com os outros pontos. A outra é privada, usada para que o usuário possa acessar a wallet e realizar transações com os ativos que estão lá dentro.

Existem vários tipos de wallet. Em geral, observamos uma relação inversamente proporcional entre acessibilidade e segurança nessas soluções. Por exemplo, algumas são apenas apps que o usuário baixa no celular; essas oferecem ótima acessibilidade, mas baixa segurança.

Utilização de criptoativos no dia a dia

Ainda não é comum encontrar oportunidades para utilizar os criptoativos como um substituto às moedas oficiais no dia a dia. Em geral, eles são mais utilizados como uma alternativa de investimento.

Isso acontece, em parte, devido à grande volatilidade do preço desses ativos. O valor de um criptoativo flutua rapidamente e em grande proporção. Para transações econômicas simples, como fazer as compras no supermercado, isso não é uma característica positiva. Já para quem busca uma maneira de ganhar dinheiro em curto prazo (ainda que com um alto grau de risco), é um fator bastante atrativo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados