Open Nav Logo Mais Retorno

Crédito Consignado

O que é Crédito Consignado?

O crédito consignado é um dos meios mais simples para se obter crédito. É um tipo de crédito concedido pelos bancos ou instituições financeiras para pessoas contratadas com carteira assinada, funcionários públicos ou beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como aposentados ou pensionistas.

Essa é uma modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é descontado automaticamente no contracheque ou benefício do INSS. O crédito fica disponível na forma de empréstimo ou em um cartão de crédito consignado.


Para quê serve o Empréstimo Consignado?

 

Se você precisa de dinheiro no curto prazo, o crédito consignado é considerado uma ótima opção. Com condições mais baratas e flexíveis, essa modalidade têm proporcionado muitas oportunidades, já que possui menores taxas de juros, fazendo com que o crédito possa ser utilizado para diferentes finalidades.

Assim, para quem tem interesse no crédito consignado é importante entender a margem consignável. Esta margem é calculada de acordo com o valor máximo da renda de um trabalhador, aposentado, pensionista ou servidor público que pode ser comprometida em um empréstimo deste tipo.

Por exemplo, se uma pessoa possui uma renda mensal de R$ 5.000,00 (valor líquido), ela pode comprometer, mensalmente, no máximo R$ 1.200,00 com um ou mais contratos de crédito consignado, ou seja, 35% da sua renda total.

Por que usar?

O crédito consignado pode ser utilizado quando o valor das parcelas não comprometer o pagamento de outra conta que você já tem. Nesse sentido, pode ser utilizado para pagamentos de dívidas com taxas de juros mais altas.

Quando você tem uma dívida em modalidades como o cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, em os juros são muito maiores do que nas parcelas do consignado, é vantajoso usar o crédito para quitá-las. Assim, você reduz o valor total da dívida, quando considerados os juros.

Outras finalidades em que se utiliza o empréstimo consignado são pequenas reformas na casa ou o início de um negócio. Afinal, as instituições facilitam o crédito e praticam taxas menores, pois possuem a garantia do pagamento automático assim que o dinheiro cai na sua conta. Para você, a vantagem é acelerar algum negócio ou alcançar algum objetivo sem juros tão altos.

Quais os tipos de Crédito Consignado?

O crédito consignado não está disponível para todas as pessoas. Existem algumas restrições quanto a quem pode contar com esse crédito. Abaixo, confira quais são os tipos de empréstimo consignado disponíveis no mercado:

  • Para pensionistas do INSS: são destinados aos aposentados ou quem recebe determinadas pensões do INSS.

  • Privado: destinados para os funcionários com carteira assinada.

  • Público: para os servidores públicos federais, estaduais ou municipais.

  • Para servidores das Forças Armadas: para quem faz parte do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Lembre-se de que se você for demitido e tiver um crédito consignado ativo, é importante ir até a credora e informar o ocorrido. Como você não receberá mais salário, não tem como descontar as parcelas do seu empréstimo.

Nesses casos, a credora refaz a negociação redefinindo a forma de pagamento e estabelecendo um novo prazo. Assim, os juros também podem aumentar, já que não existe mais a garantia do pagamento com o salário mensal.

Qual é a taxa de juros do Crédito Consignado?

O crédito consignado é a opção de crédito pessoal mais barata no mercado. Em média, é 10 vezes mais barata que outros tipos de empréstimos, como os do cartão de crédito ou cheque especial.

A garantia do pagamento que os bancos ou instituições financeiras têm é um dos fatores que contribuem para que a taxa de juros seja menor. Em geral, no mercado financeiro, risco está relacionado diretamente com retorno. Quanto maior o risco do credor, maior será sua exigência de retorno; ou seja, os juros serão mais altos.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados