Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Crédito Consignado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/08/2019 às 15:05 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Crédito Consignado?

O crédito consignado é um dos meios mais simples para se obter crédito. É um tipo de crédito concedido pelos bancos ou instituições financeiras para pessoas contratadas com carteira assinada, funcionários públicos ou beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como aposentados ou pensionistas.

Essa é uma modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é descontado automaticamente no contracheque ou benefício do INSS. O crédito fica disponível na forma de empréstimo ou em um cartão de crédito consignado.

Para quê serve o Empréstimo Consignado?

 

Se você precisa de dinheiro no curto prazo, o crédito consignado é considerado uma ótima opção. Com condições mais baratas e flexíveis, essa modalidade têm proporcionado muitas oportunidades, já que possui menores taxas de juros, fazendo com que o crédito possa ser utilizado para diferentes finalidades.

Assim, para quem tem interesse no crédito consignado é importante entender a margem consignável. Esta margem é calculada de acordo com o valor máximo da renda de um trabalhador, aposentado, pensionista ou servidor público que pode ser comprometida em um empréstimo deste tipo.

Por exemplo, se uma pessoa possui uma renda mensal de R$ 5.000,00 (valor líquido), ela pode comprometer, mensalmente, no máximo R$ 1.200,00 com um ou mais contratos de crédito consignado, ou seja, 35% da sua renda total.

Por que usar?

O crédito consignado pode ser utilizado quando o valor das parcelas não comprometer o pagamento de outra conta que você já tem. Nesse sentido, pode ser utilizado para pagamentos de dívidas com taxas de juros mais altas.

Quando você tem uma dívida em modalidades como o cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, em os juros são muito maiores do que nas parcelas do consignado, é vantajoso usar o crédito para quitá-las. Assim, você reduz o valor total da dívida, quando considerados os juros.

Outras finalidades em que se utiliza o empréstimo consignado são pequenas reformas na casa ou o início de um negócio. Afinal, as instituições facilitam o crédito e praticam taxas menores, pois possuem a garantia do pagamento automático assim que o dinheiro cai na sua conta. Para você, a vantagem é acelerar algum negócio ou alcançar algum objetivo sem juros tão altos.

Quais os tipos de Crédito Consignado?

O crédito consignado não está disponível para todas as pessoas. Existem algumas restrições quanto a quem pode contar com esse crédito. Abaixo, confira quais são os tipos de empréstimo consignado disponíveis no mercado:

  • Para pensionistas do INSS: são destinados aos aposentados ou quem recebe determinadas pensões do INSS.

  • Privado: destinados para os funcionários com carteira assinada.

  • Público: para os servidores públicos federais, estaduais ou municipais.

  • Para servidores das Forças Armadas: para quem faz parte do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Lembre-se de que se você for demitido e tiver um crédito consignado ativo, é importante ir até a credora e informar o ocorrido. Como você não receberá mais salário, não tem como descontar as parcelas do seu empréstimo.

Nesses casos, a credora refaz a negociação redefinindo a forma de pagamento e estabelecendo um novo prazo. Assim, os juros também podem aumentar, já que não existe mais a garantia do pagamento com o salário mensal.

Qual é a taxa de juros do Crédito Consignado?

O crédito consignado é a opção de crédito pessoal mais barata no mercado. Em média, é 10 vezes mais barata que outros tipos de empréstimos, como os do cartão de crédito ou cheque especial.

A garantia do pagamento que os bancos ou instituições financeiras têm é um dos fatores que contribuem para que a taxa de juros seja menor. Em geral, no mercado financeiro, risco está relacionado diretamente com retorno. Quanto maior o risco do credor, maior será sua exigência de retorno; ou seja, os juros serão mais altos.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados