Última modificação em 22 de outubro de 2020

O que é Co (Company)?

Uma Co (Company), ou simplesmente empresa em português, é uma entidade legal que é formada por um grupo de pessoas que, juntas, se envolvem e operam um negócio, seja ele industrial ou comercial. Ela pode ser organizada de várias maneiras diferentes para fins de responsabilidade financeira e fiscais - tudo depende da legislação societária da jurisdição.

Geralmente, a linha de negócios em que uma Co (Company) se encontra é o que determinará a estrutura de negócios em que ela se encaixará. Pode ser uma parceria (partnership), de propriedade própria (proprietorship) ou uma corporação (Corporation). Qualquer uma delas denota, também, a estrutura de propriedade do negócio.

Outro ponto importante que precisa ser entendido é que uma empresa pode ser distinguida entre pública e privada. Cada uma delas tem estruturas diferentes de regulamentos, propriedade e requisitos de relatórios financeiros.

Como uma Co (Company) funciona?

De uma forma geral, uma Co (ou empresa) funciona em forma de uma pessoa jurídica. Ou seja, ela é considerada como uma entidade separada dos indivíduos que gerenciam, possuem e apoiam cada uma de suas operações. Elas são, em sua maioria, organizadas para a obtenção de lucro com atividades comerciais, mas algumas são estruturadas para atuar como instituições sem fins lucrativos, como as ONGs (Organizações Não Governamentais) .

É interessante salientar que cada país tem sua própria hierarquia de companhias e estruturas corporativas, embora existam muitas semelhanças entre a definição delas. Uma empresa tem alguns dos mesmos direitos e responsabilidades legais que uma pessoa física, como pagar impostos, possuir ativos, pedir empréstimo, a capacidade de celebrar contratos etc.

Quais são as vantagens e desvantagens de abrir uma Co (Company)?

Existem diversos benefícios em abrir uma empresa, a começar pela diversificação de receita que os seus donos podem alcançar. Além disso, outros pontos positivos são uma grande correlação entre esforço e recompensa, flexibilidade e liberdade criativa.

Já em relação às desvantagens, elas incluem maior responsabilidade financeira e legal, longas horas de trabalho, responsabilidades por uma equipe administrativa e funcionários (se for o caso), questões fiscais e regulamentos.

Qual a diferença entre Co (Company) e Corporação?

Uma Co (Company) ou empresa não é necessariamente uma corporação, porém, todas as corporações podem ser classificadas como empresas — o que se dá por conta de uma variedade de estruturas. No Brasil, por exemplo, existem diversos tipos de companhias onde cada uma delas tem suas particularidades, o que não significa que elas se encaixam no conceito de corporação.

As corporações são um tipo de negócio distinto de seus proprietários. Isso quer dizer que elas têm algumas exigências, como a necessidade de os registros serem apresentados separadamente dos impostos pessoais de seus proprietários. Além disso, uma propriedade corporativa é determinada pela quantidade de ações que cada um de seus acionistas tem. Cabe a eles decidirem como a empresa será administrada ou, se desejarem, podem escolher uma equipe de diretores para realizar esse serviço.

Quais são os tipos de Co (Company) existentes no Brasil?

No território brasileiro, as companhias podem ser divididas entre privadas e públicas. As instituições públicas podem ser divididas entre sociedades de economia mista ou empresas públicas.

No que diz respeito às empresas privadas, é possível destacar seis tipos diferentes entre as mais utilizadas no mercado. São elas:

É importante frisar que cada uma dessas categorias de empresas privadas tem suas próprias regras e características.

Quais são as categorias de Co (Company)?

Como dito anteriormente, existem algumas categorias dentro das Companies, as empresas públicas e as privadas. No primeiro caso, as companhias públicas agem como uma pessoa jurídica de capital público instituído por um ente estatal. A finalidade desse tipo de empresa é sempre de natureza econômica — já que, como uma companhia ela também visa o lucro, mesmo que seja utilizado em prol da comunidade.

Já uma empresa privada é aquela que não é de poder do Estado. Ou seja, seus criadores e donos têm todos os direitos sobre ela. Apesar disso, como qualquer outra companhia, a pessoa jurídica ainda tem obrigações legais e deve impostos ao Estado.

Termo do dia

PAI – Plano de Aposentadoria Incentivada

O que é o Plano de Aposentadoria Incentivada? Plano de Aposentadoria Incentivada é o nome que se dá a uma modalidade de desligamento de um empregado,…