Última modificação em 19 de novembro de 2020

O que é CDS Brasil?

O CDS Brasil — também conhecido como Credit Default Swap — é um título derivativo do mercado financeiro. Seu objetivo é evitar a inadimplência nas operações de crédito, o que faz o seu funcionamento ser muito similar ao de um seguro. Ele oferece, então, uma proteção para quem busca diminuir os riscos ao adquirir uma carteira de crédito.

Essa seguridade só é possível por meio da emissão de um título oferecido por uma seguradora. Sendo assim, essa instituição assume a função de garantir o resgate do valor que foi investido no caso de inadimplência — seja ela por qualquer motivo.

Os termos de cada contrato de um CDS podem variar, no entanto, uma das formas mais comuns de liquidação é quando o titular do papel recebe a diferença entre o preço de emissão do título em questão e o valor de mercado. A outra forma é quando ele recebe o equivalente às parcelas de juros que não foram pagas, além do parcelamento principal.

Como funciona o CDS Brasil?

O funcionamento de um CDS Brasil é muito simples. O dono do título a ser protegido paga um valor à seguradora e, no caso de algum problema, ele receberá uma indenização. Essa é uma forma simples de mitigar os riscos de crédito na renda fixa. Assim, é possível garantir ao investidor a possibilidade de resgate do investimento mesmo em casos de falência ou moratória, que é quando o emissor anuncia o não pagamento de todas as dívidas em seu nome.

Como indicador de risco de crédito, o CDS Brasil é mais comumente utilizado em casos de investimentos internacionais. Sendo assim, quanto maior o risco, maior a demanda por ele — o que faz com que o preço dos títulos aumente. Por conta disso, os investidores costumam consultar esse índice para conseguir ter uma visão mais bem detalhada do risco-país.

É preciso pontuar que o CDS pode ser considerado um swap que diminui riscos. Em casos de falência, porém, o vendedor do contrato pode não cumprir com as obrigações previstas por ele. Portanto, esse derivativo de crédito pode nem sempre ser a opção mais vantajosa para iniciantes na área de finanças.

Quais são as vantagens do CDS Brasil?

As vantagens oferecidas pelo CDS Brasil são várias, como o fato dos pagamentos periódicos serem menores e o prazo para a vigência dos contratos ser de 1 a 10 anos com a maior parte da liquidez concentrada em um período de 5 anos. Além disso, também:

Como acontecem as negociações do CDS Brasil?

De uma forma geral, o CDS Brasil é negociado e documentado por meio de diversos contratos publicados pela ISDA (Associação Internacional de Swaps e Derivativos, em português). Esses documentos fornecem disposições contratuais e termos consistentes que podem variar de acordo com as necessidades de ambas as partes envolvidas.

A maioria dos CDS exigirá um pagamento de prêmio contínuo. Isso acontece porque é preciso manter o contrato que, nesses casos, funciona como apólice de seguro. Quem compra um CDS, inclusive, pode negociar tanto dentro quanto fora dos contratos, o que não é possível em outros mercados, como o de seguros.

Sendo assim, nas negociações de CDS Brasil, o comprador efetuará os pagamentos ao vendedor do swap até a data de vencimento do contrato. Quem vende, em compensação, concorda pagar o valor da garantia a quem compra. É responsável também por pagar os juros que seriam quitados entre o período em questão e a data de vencimento do título.

Termo do dia

Moldagem

O que é a Moldagem? Moldagem é o nome dado a um tipo de função mental diretamente ligada à memória e aos chamados vieses cognitivos. Por…