Open Nav

Cadastro Positivo

O que é cadastro positivo?

O cadastro positivo é um sistema responsável por criar bancos de dados e reunir todas as informações de crédito pessoal fornecidos por instituições financeiras, lojas comerciais e afins, de modo a estabelecer um raio-X do perfil de cada devedor.  

Uma das principais agências que viabiliza a conferência destes dados é a Serasa Experian. Ela permite as empresas visualizarem o comportamento de uma pessoa frente aos seus débitos de consumo, desde contas de energia, água e telefone, até financiamentos e empréstimos bancários.

A Serasa Experian, fundada 1968, é uma empresa brasileira que atua no sistema privado dentro do Grupo Experian, desde 2017. Seu objetivo inicial era padronizar formulários e possibilitar a rapidez na tomada de decisões econômico-bancárias.

Além de demonstrar a pontualidade – ou não – no acerto de contas, o sistema de cadastro positivo também pode acusar a quantidade de parcelas realizadas em determinada compra, bem como contratações de crédito em geral. 

Com o cadastro positivo, as empresas podem visualizar o histórico completo de pagamentos de uma pessoa física ou jurídica, o que resulta na possibilidade de negociações mais justas e coerentes. 

Por exemplo, caso haja algum débito em atraso, a empresa também terá a chance de visualizar os pagamentos que foram realizados dentro do prazo corretamente, e não julgar a imagem do consumidor de forma negativa, como se fosse um completo devedor. 


Como ativar e consultar o cadastro positivo?

O cadastro positivo está regulamento na Lei nº 12.414/11, que chegou a sofrer algumas modificações e atualmente prevê automatização total do processo.

Desde 09 de Julho de 2019, pessoas físicas ou jurídicas que possuam empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, são inclusas ao cadastro positivo de forma automática, sem a necessidade de buscar pela ativação do serviço. 

Mais de 70 países contam com a ativação bem sucedida do cadastro positivo. Com as modificações da Lei, o consumidor continua tendo sua própria nota de crédito, porém de forma mais completa e abrangente devido às novas fontes de informação.

O Serasa Score indica, por meio de uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1.000, qual a chance do consumidor pagar seus débitos em dia ao longo do ano, e o resultado fica disponível para análise de comércios, prestadores de serviço, bancos ou qualquer outra instituição financeira.  

O processo para consulta do cadastro positivo através do Serasa Experian é bem simples: basta acessar ao e inserir seu número de CPF, senha e código de segurança nos respectivos campos indicados. 

Também é possível acessá-lo através de agência física, comparecendo ao Serasa e apresentando documento de identificação pessoal com foto. Ou ainda, por carta, preenchendo, assinando e reconhecendo firma do termo “solicitação de consulta – informações positivas”, acompanhado das cópias autenticadas de RG e CPF. 

As informações prestadas pelo cadastro positivo estão disponíveis ao consumidor para serem revisadas e contestadas a qualquer momento, além de haver possibilidade de cancelamento do sistema. 

A Serasa não recomenda que este último seja realizado, porque muitas empresas tomam decisões de negociação baseadas na análise de score do consumir, mas ainda assim é uma decisão totalmente pessoal e a Serasa Experian terá até 02 dias para atendê-la.  

Qual a diferença entre cadastro positivo e cadastro negativo?

A principal diferença está relacionada ao fato de que, o cadastro negativo acusa apenas as inadimplências do consumidor. 

Assim, as empresas não tem acesso ao histórico completo de consumo da pessoa física ou jurídica, portanto, há grande dificuldade para firmar negociações e conquistar concessões de ofertas. 

No que tange ao cadastro negativo, não há nenhuma alteração em sua lei regulamentadora. Ambos os sistemas são fiscalizados pelo Banco Central e também pelos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados