Open Nav Logo Mais Retorno

Apólice

O que é uma apólice?

Apólice é todo documento emitido por uma seguradora que faz a formalização da aceitação do risco. É uma espécie de documento formal em que você, como segurado, tem toda a proteção em caso de sinistros ou eventos determinados.

Nós sabemos que imprevistos tendem a acontecer na vida da gente. Sabemos também que a prevenção deve ocorrer para que você possa evitar danos futuros.

É por isso fazer uma apólice é a melhor opção, pois trata-se de um pequeno resumo de todas as obrigações, bem como direitos, que você tenha com a entidade Seguradora.

Esta, por sua vez, é a empresa responsável por intermediar os envolvidos no sinistro e dar amparo à pessoa do segurado.

Na apólice você encontra discriminadas certas condições como: o bem segurado, a cobertura, garantias, valor do prêmio, o segurado e os prazos.

Vale ressaltar que o bem somente estará seguro quando o Corretor de Seguros ou a própria Seguradora assim determinar aceitando o risco que porventura incorra.

A partir daí, deverá ocorrer a emissão de um bilhete ou certificado da Seguradora.


Para que serve uma apólice?

Quando você compra um bem qualquer, seja um carro ou apartamento, o ideal é que você os coloque junto com uma Seguradora para se prevenir contra eventualidades.

E quando falamos em prevenir, falamos de se precaver contra possíveis sinistros que podem ocorrer ao longo de um período de tempo.

É por isso que você houve falar da tão famosa apólice de seguro que te dá uma cobertura para te proteger caso os eventos negativos aconteçam.

Mas você sabe para que ela serve?

Ela te garante e compromete a seguradora com o cumprimento de um acordo que tenha sido estabelecido. Se o evento for negativo - uma batida, um incêndio e etc - acontecer, fica o segurado com os direitos que constem da apólice.

O que pode ainda constar da apólice?

  • Condições gerais;
  • Condições especiais;
  • Condições particulares.

Ela é uma segurança a mais para seus bens e para você e você pode manter no seguro tanto automóveis, como sua residência, entre muitas outras coisas.
Veja abaixo quais são os tipos mais comuns dela:

  • Automóveis;
  • Portáteis;
  • Residência;
  • Viagem;
  • Vida.

Quais são os tipos de apólice?

1.Apólice compreensiva ou multirisco

Pode ter cobertura de linhas diferenciadas de seguro. É a garantia de proteção a vários tipos de riscos. Ela pode se ater a cobrir tanto o segurado quanto seus bens.

2. Apólice de Riscos Nomeados

Só cobre o que está no contrato, ou seja, coberturas mais específicas.

3. Apólice de Recibo

Pode ser utilizado como recibo de prêmio e como contratos temporários tipo uma viagem que vá fazer.

4. Apólice contra danos a terceiros

Caso você é que cometa o delito para com terceiros, esta apólice vai te assegurar. Ela é uma garantia tanto para danos morais como os corporais.

5. Apólice aberta e fechada

Uma apólice pode levar o nome de aberta e fechada. A diferença entre as duas é que na primeira o seguro pode ser alterado conforme a necessidade do segurado, enquanto na segunda o grupo de segurado já está determinado no contrato e não há como modificar.

Quando temos que ter uma apólice?

Em situações de sinistro ou ainda de dano. Por esse motivo é que a apólice é um resumo de todos os seus direitos e obrigações.

Tenha sempre ela guardada para o caso de necessidade. E, como não sabemos o que pode acontecer, mas prevemos sempre o melhor, manter-se protegido é uma ótima opção em todos os casos.

O que deve constar na apólice?

Os dados do segurado, o bem segurado e a cobertura em si, garantias e direitos e deveres das partes.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão