Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Aplicação financeira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/01/2020 às 17:25 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma aplicação financeira?

Aplicação financeira é o nome dado a todo tipo de compra de ativos realizada no mercado financeiro, onde o investidor deposita o seu dinheiro e em troca estabelece com quem o recebe uma relação de benefícios. É através desse benefício, que varia conforme o tipo de aplicação, que o investidor é remunerado em seu investimento.

Veja bem: em geral, a compra desses ativos se dá através de uma modalidade específica de título. Aqui, o título pode ser tanto de crédito quanto de propriedade.

Qual é a diferença?

Bom, o título de crédito é caracterizado por ser criador de uma relação de obrigação entre o credor (investidor) e o devedor (instituição emitente do título), que dita que, em um prazo previamente estabelecido, o dinheiro investido deve retornar ao investidor, com o acréscimo de juros. É o caso de aplicações no Tesouro Direto, por exemplo.

Já o título de propriedade, por outro lado, dita que não há tal obrigação entre credor e devedor. Qual é o benefício para esse primeiro, então? A partir do momento da aplicação, ele se torna dono de uma parte, uma cota da instituição. Uma vez que ela cresça, o investidor é beneficiado com a distribuição de proventos ou mesmo vendendo os títulos no mercado. Esse é o caso dos títulos negociados no mercado de ações, percebe?

Além disso, existem ainda as aplicações em renda fixa e renda variável, sendo que a primeira é caracterizada por um nível de previsibilidade nos ganhos que a segunda nem reconhece. Renda variável tem os maiores riscos, justamente pela imprevisibilidade, mas também os maiores ganhos.

Quais são os principais tipos de aplicações financeiras?

Sabendo de tudo isso, você nunca mais vai se confundir quando o termo aplicação surgir em uma conversa.

Agora, conhecer cada um dos tipos de aplicações financeiras disponíveis no mercado é um trabalho de formiguinha, onde se aprende um pouco mais a cada dia que passa. A seguir facilitamos um tanto os seus estudos, listando-as e disponibilizando os links para os artigos completos que já escrevemos sobre cada aplicação aqui no nosso Glossário Financeiro. Vamos lá?!

Títulos do Tesouro Direto (Títulos de crédito)

Títulos divididos em três tipos diferentes:

  • Prefixado: têm uma taxa de rentabilidade definida no momento da compra;
  • Indexado ao IPCA: têm rentabilidade mesclada, sendo uma parte fixa e outra de acordo com a variação do IPCA.
  • Indexado à Selic: têm rentabilidade atrelada à taxa básica de juros do Brasil, a Selic.

CDB - Certificados de Depósito Bancário (Títulos de crédito)

Títulos oferecidos pelos bancos aos seus clientes, com o objetivo único de acumular valores que serão destinados, de forma exclusiva, PARA FINANCIAR AS SUAS ATIVIDADES E INVESTIMENTOS.

LCA - Letra de Crédito do Agronegócio (Títulos de crédito)

Títulos oferecidos pelos bancos aos seus clientes, com o objetivo único de acumular valores que serão destinados, de forma exclusiva, AO CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO.

LCI - Letra de Crédito Imobiliário (Títulos de crédito)

Títulos oferecidos pelos bancos aos seus clientes, com o objetivo único de acumular valores que serão destinados, de forma exclusiva, ao crédito do SETOR IMOBILIÁRIO.

Debêntures (Títulos de crédito)

Títulos oferecidos por empresas QUE NÃO SÃO BANCÁRIAS, com o intuito de captar capital no mercado, sem a necessidade de tomar empréstimos de instituições financeiras.

Ações (Títulos de propriedade)

Títulos que transformam o acionista em uma espécie de sócio da companhia, podendo inclusive votar em assembleias (a depender do tipo de ação comprada).

Fundos (Títulos de crédito e títulos de propriedade)

Aqui é necessária uma explicação ainda mais especial. Isso porque, ao investir em um fundo não se investe um título especificamente. O que o investidor está fazendo é adquirir uma cota daquele fundo, de modo que o capital investido será somado ao de outros investidores e aplicado em certos títulos de acordo com as decisões do gestor do fundo.

Essas "decisões" são limitadas pelo tipo de fundo escolhido: Fundos de Ações investem apenas em ações, Fundos de Renda Fixa apenas em títulos de renda fixa etc.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados