O que é a APIMEC?

APIMEC é a Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais. Criada em Junho de 1988, tem o objetivo de unir as APIMEC’s regionais do Distrito Federal, Nordeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Sul.

Nelas você vai encontrar alguns profissionais formados em administração de empresas, economia, ciências contábeis e que trabalham em instituições financeiras, seguradoras, fundo de pensão ou até em empresas de consultoria.

Ela é sócia fundadora e membro do Board da ACIIA - Association of Certified International Investment Analysts - sociedade responsável pela certificação no mundo todo.

E também é membro da ICIA - International Council of Investment Association - entidade que une federações de todo o mundo.

Todos os profissionais das áreas de valores mobiliários, business planning e demais, devem passar por sua certificação.

Dentre uma das funções da associação podemos destacar: atuar para o desenvolvimento do mercado financeiro e o de capitais. Logo, a entidade possui finalidade fiscalizatória e de promoção do desenvolvimento profissional qualificando-o.


Quais são os principais objetivos da APIMEC Nacional?

A APIMEC Nacional é uma espécie de unificadora das APIMECs regionais elaborando suas atividades no âmbito federal relacionada à certificação dos profissionais, representação política institucional do governo e entidades de representação do mercado.

Ela faz a intermediação, intercâmbio, entre essas entidades acima e outras confederações de cunho profissional.

Ela também é responsável por desenvolver atividades estudantis e de pesquisas acerca do mercado de capitais, bem como, a capacitação profissional.

Promove a cada 2 anos o congresso da categoria e anualmente o chamado “Prêmio APIMEC”. Esse prêmio visa destacar profissionais nas categorias de analista, companhia aberta, imprensa, relações com investidores e especial.

As regionais fazem o treinamento dos profissionais, elaboram trabalhos técnicos entre outras atividades importantes.

Como funciona a estrutura da APIMEC?

Ela é administrada por um Conselho Diretor; o presidente e vice serão escolhidos pelas regionais e seus conselheiros são os 6 presidentes regionais.
A APIMEC conta também com uma diretoria executiva cuja presidência e vice-presidência é do presidente e vice do Conselho.

O que é a certificação CNPI da APIMEC?

É uma certificação de analista que visa uma padronização profissional e melhor qualidade do estudante. Ele, o Programa de Certificação Nacional, foi criado pela APIMEC juntamente com a CIIA - certificado internacional.

Através de uma resolução da CVM - Comissão de Valores Mobiliários - ficou pacífico que a Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais também ficaria incumbida de supervisionar aos que a ela estivessem credenciados.

Essa certificação CNPI, então, foi criada com esse intuito: qualificação profissional para analistas de mercado. Para tal, é preciso ter ou desenvolver as características que seguem:

O certificado existe em 3 categorias a saber: CNPI - analista de fundamentos -, CNPI-T os mais voltados para análise técnica e CNPI-P para os que angariam certificado em análise técnica e fundamentalista.

O que é a certificação CGRPPS da APIMEC?

Essa é uma certificação voltada para os profissionais que atuam com Institutos de Previdência dos estados e municípios. A sigla significa Certificação de Gestores do Regime Próprio de Previdência Social e serve para comprovar expertise técnica relacionada com a profissão.
O teste consta de 2 horas de duração com 50 questões objetivas sobre:

A validade desta certificação é de 4 anos e, antes que vença seu certificado, é indicado que o profissional se inscreva novamente para novos exames de qualificação.

No site da APIMEC é possível ter acesso aos materiais de estudo para prestar a prova certificadora.

 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Lei Kandir

A Lei Kandir foi uma das iniciativas do legislativo para incentivar a exportação, porém, causou muita polêmica. Saiba mais!