Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Análise Financeira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/12/2020 às 13:28 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é análise financeira?

A análise financeira é um esforço dedicado à compreensão das finanças de uma empresa. É ela que ajuda na identificação de certas fragilidades e na prevenção de problemas a curto, médio e longo prazos. Todas as informações obtidas durante esse processo podem auxiliar as tomadas de decisão relacionadas à correção de problemas como fluxo de caixa e liquidez.

É esse tipo de análise mais profundo que permite também compreender a viabilidade de um negócio com base na avaliação da capacidade de geração de lucro e de estabilidade. Por esse motivo, precisa ser uma ação estratégica constante no negócio feita a partir do planejamento e do monitoramento de resultados.

Qual é a importância da análise financeira na gestão empresarial?

Algumas empresas podem passar por dificuldades para conseguir se impor no mercado e isso pode acontecer por diversos motivos. Entre eles, estão a concorrência, problemas internos e até mesmo a situação econômica do país. Ainda nesse tópico, existem razões pelas quais acontecem queda de rendimento, como má administração, descontrole de fluxo de caixa, falta de capital de giro e, principalmente, falta de planejamento e de experiência.

Para uma boa gestão, é imprescindível identificar a situação das finanças do negócio para que, dessa forma, seja possível ganhar mais autonomia na tomada de decisões em um pequeno espaço de tempo. Os dados contábeis, então, precisam estar atualizados para que isso aconteça. Geralmente, para realizar essa tarefa os responsáveis recorrem à ajuda de um bom contador.

Uma boa análise financeira é extremamente importante e positiva para o negócio, principalmente porque, por meio dela, é possível enxergar os pontos positivos e negativos da economia da empresa. Além disso, será possível desenvolver métodos eficazes para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

Quais são os indicadores mais utilizados para fazer uma análise financeira?

Para fazer uma boa análise financeira, alguns indicadores são utilizados. O primeiro deles é o faturamento periódico, pelo qual é possível conhecer e acompanhar as vendas realizadas. Dessa forma, os responsáveis saberão tudo o que precisam sobre o que, quanto e para quando os itens serão comercializados.

Na análise financeira, também é possível utilizar:

  • a margem de distribuição;
  • os custos fixos;
  • os custos variáveis;
  • o fluxo de caixa;
  • a análise financeira de crescimento;
  • o preço de venda;
  • o lucro operacional;
  • indicadores econômicos.

Outro indicador bastante utilizado é o índice de estrutura de capital — ou de endividamento. O objetivo é verificar se a empresa tem dívidas e o impacto que elas causam na saúde financeira. É ele que também avalia a proporção do capital que está comprometido com obrigações e o quanto do capital de terceiros, como bancos e fornecedores, é usado para manter o negócio funcionando.

Como fazer uma análise financeira?

O primeiro passo para fazer uma análise financeira eficiente é identificar o equilíbrio da empresa. É a partir dele que será possível identificar se o negócio é realmente viável e a receita deverá sempre ser superior às despesas e aos custos operacionais. Os fatores listados acima são usados nessa parte do processo.

Depois de identificar o equilíbrio, é preciso monitorar os indicadores econômicos do negócio. São eles que, além de revelar a saúde da empresa, viabilizarão comparativos de desempenho. Com esses resultados em mãos, é possível avaliar os resultados das alternativas escolhidas em um determinado período. Entre eles, estão o índice de liquidez, de prazo médio de pagamento e o de prazo de recebimento.

É importante, por fim, entender que toda empresa, independentemente do porte, precisa fazer a análise financeira de forma periódica. Ela é a chave do sucesso para a sobrevivência no mundo dos negócios e é muito mais que um simples registro. É como uma bússola que indica o caminho que as operações deverão seguir para conseguir manter uma boa saúde financeira.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados