Open Nav Logo Mais Retorno

Amortização

O que é Amortização?

É uma ferramenta de contabilidade utilizada para reduzir o valor de custo de algo finito ou infinito, onde o acréscimo é ocasionado por encargos. Em outras palavras, amortização é o pagamento de uma dívida por meio de prestações em um prazo pré-estabelecido.

Por exemplo, o pagamento das prestações de um empréstimo de carro ou financiamento de um imóvel, as quais são suficientes para quitar toda a dívida. Assim, o saldo devedor vai diminuindo a cada mês, isto é, será amortizado.

A amortização é calculada em cima do principal da dívida, ou seja, o montante real que foi emprestado ou financiado. E as parcelas não se referem apenas à amortização, mas também aos encargos e juros embutidos.

No Brasil, os financiamentos utilizam diferentes modalidades de amortização, sendo os mais usados o Sistema de Amortização Constante- SAC- , e a tabela Price, cuja diferença se baseia no valor das parcelas, que pode ser fixo ou variável.


Como funciona o Sistema de Amortização Constante?

O SAC é o mais comumente aplicado nos casos de financiamentos de imóveis, por meio do qual o valor das prestações vai diminuindo à medida que são pagas.

É denominada constante porque o valor deduzido do principal da dívida todos os meses é o mesmo. Ressaltando que há uma alteração do valor das parcelas em razão dos juros.

Os juros são calculados em cima do saldo devedor, logo, as parcelas iniciais são maiores. E como a amortização é constante, isso significa que há uma redução no valor das prestações ao longo do tempo pois os juros ficam menores.

Em suma, o valor constante é derivado das amortizações, acrescidas de taxas de juros e encargos, os quais foram estabelecidas no contrato.

O que é a Tabela Price?

Nesse caso, o valor das prestações é o mesmo durante o decorrer do prazo do financiamento. Muito aplicada na compra parcelada de eletrodomésticos e de veículos.

O devedor já sabe qual será o valor das parcelas, pois os juros são calculados no momento da contratação. Diferente do SAC, na tabela Price, a amortização não é constante, ou seja, ao longo do tempo há uma diminuição maior do principal da dívida.

O valor da parcela é calculado pela soma da amortização e do juros.

Quais outros sistemas de amortização?

  • Sistema Americano

As amortizações não são mensais e o pagamento será apenas em cima dos juros das parcelas. Após a finalização do empréstimo, o devedor deverá quitar o valor integral.

  • Pagamento Único

Como o próprio nome diz, ao final do contrato, o pagamento deverá ser realizado de uma única vez, calculado com base na amortização total da dívida, acrescida dos juros.

O que é amortização extraordinária?

A amortização extraordinária é quando o devedor pode antecipar algumas parcelas, reduzindo assim o número delas.

É muito utilizada, por exemplo, com o FGTS, onde a pessoa pode utilizar esse recurso ou para pagar algumas parcelas ou até mesmo quitar a dívida.

No caso da redução das parcelas, o que vai diminuir é o seu valor e não o número. Mas antes de optar por isso, é necessário avaliar os juros mensais e que o uso do dinheiro não irá impactar no orçamento.

Agora, se escolher a diminuição do número de parcelas, haverá uma redução dos juros e encargos embutidos.

Qual sistema de amortização escolher?

Alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • Avaliar o tempo pretendido para o pagamento da dívida
  • Analisar qual sistema vai impactar menos no orçamento
  • Verificar as condições financeiras

No caso do SAC, é uma melhor alternativa para aqueles que têm a convicção de que terão um aumento de renda ou se têm uma reserva maior de dinheiro.

Por outro lado, na tabela Price, por se caracterizar por um valor fixo, é mais aconselhável para aqueles com uma situação financeira mais estável, pois sabem que terão como arcar com o valor das parcelas.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados