Open Nav Logo Mais Retorno

Agentes do mercado financeiro

O que são os agentes do mercado financeiro?

O mercado financeiro é um termo muito utilizado. No entanto, a sua composição é extremamente ampla e conta com diversos agentes e instituições.

As instituições são, em suma, empresas, pessoas, órgãos ou estruturas que facilitam o encontro dos agentes que fazem a composição do mercado financeiro. Ou seja, eles permitem que a economia funcione da maneira que acontece atualmente.

Para algum leigo, pode parecer que essa estrutura não tem tantas variáveis assim. No entanto, são diversos os agentes que fazem a composição desse mercado. É o que veremos a seguir.


Quais são os agentes do mercado financeiro?

São diversos os agentes envolvidos na manutenção e execução do mercado financeiro. Abaixo, listamos alguns dos principais para que você entenda as suas respectivas funções.

Banco Central do Brasil (BACEN)

Um dos principais agentes do mercado financeiro é o Banco Central de um país. No caso do Brasil, ele é o BACEN (Banco Central do Brasil).

São diversas funções exercidas entre as quais estão o controle da política monetária, organização das reservas cambiais, regulação da taxa básica de juros e a definição de regras impostas às instituições financeiras.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

A Comissão de Valores Mobiliário é um dos agentes mais importantes na regulação da economia. Ela tem por responsabilidade o controle e a fiscalização do que acontece no mercado de capitais, especialmente a Bolsa de Valores.

Tudo que é negociado dentro do mercado de capitais precisa da devida aprovação da CVM. Além disso, mesmo os agentes financeiros como bancos e corretoras precisam seguir as normas e diretrizes definidas por essa instituição.

Instituições financeiras

As instituições financeiras são, basicamente, compostas pelos bancos e pelas corretoras. No entanto, ainda se enquadram nesta categoria outros formatos de empresas como cooperativas de crédito ou sociedades de investimento, por exemplo.

Essas instituições financeiras são muito importantes dentro do sistema na medida em que permitem a intermediação entre ofertas de serviços e investimentos com os clientes finais e investidores.

Assim, os bancos e as corretoras exercem uma função vital dentro do sistema financeiro. Como mencionamos anteriormente, esses agentes são regulamentados e fiscalizado pelo Banco Central.

Bolsa de Valores

Assim como mencionamos ao explicar brevemente sobre a CVM, a Bolsa de Valores é outro agente que participa do sistema financeiro. Ela é, afinal, onde as negociações dentro do mercado de capitais acontecem, com compra e venda de ativos financeiros por parte dos investidores.

No Brasil, a B3 é a principal Bolsa de Valores. Ela foi originada de uma fusão entre a BM&FBovespa com a Cetip. Quase tudo que envolve o mercado de capitais acontece dentro dela no nosso país.

Pessoas físicas

Embora muitas vezes esquecidas, as pessoas físicas têm um peso enorme enquanto agentes do mercado financeiro. Estamos falando, afinal, de uma parcela gigantesca da população.

Aqui, existem diversos papéis exercidos no cotidiano. Isso vale desde simples hábitos de consumo, passando pela capacidade de honrar compromissos financeiro assumidos e, claro, chegando até o papel de investidores.

Tudo isso influencia o comportamento de outros agentes financeiros, como as definições sobre taxas de juros e direcionamentos para manter a valorização cambial do real, por exemplo.

Fundos de investimentos

Os fundos são grupos de investidores que se reúnem em prol de um mesmo objetivo (uma estratégia de investimentos). Assim, eles compartilham de um grande capital para poder comprar ativos e bens, tentando alcançar bons retornos com esses investimentos.

De acordo com volume aportado por cada indivíduo, cada investidor fica com uma parcela do fundo (e de seus resultados). Essa divisão é chamada de cotas e permite a democratização de investimentos que são mais caros, como o mercado de imóveis, por exemplo.

O capital é gerenciado por um gestor profissional e todo fundo precisa cumprir as regras definidas pela CVM.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados