Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Agente Financeiro: saiba o que é e sua importância no mercado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/11/2020 às 16:36 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é um Agente Financeiro?

O termo agente financeiro pode não ser muito familiar ou até mesmo causar confusão quando visto assim, mas se você planeja financiar um imóvel ou fazer um empréstimo, por exemplo, sem dúvidas irá lidar diretamente com um deles.

Agentes financeiros são os bancos, consorciadores, companhias de crédito imobiliário, caixas econômicas, companhias hipotecárias, entre outras instituições que concedem empréstimos e financiamentos. Os agentes financeiros podem ser subdivididos em agente financiador e agente de crédito.

O agente financiador, como o nome diz, participa dos processos de financiamento. Enquanto que o agente de crédito oferece recursos financeiros.

Como um Agente Financeiro atua?

Ao decidir utilizar o FGTS para dar entrada em um imóvel, o cidadão deverá acionar um agente financeiro, isto é, uma instituição autorizada pelo Banco Central e que participe do Sistema Financeiro de Habitação, para atuar como intermediadora da compra do imóvel.

Para isso, essa pessoa enviará os documentos necessários para essa transação ao agente financeiro. Após isso, cabe a esse agente financeiro encaminhar o pedido de saque do FGTS  para a Caixa Econômica Federal, que por sua vez irá avaliar o pedido, as condições e os requisitos básicos necessários para a concretização da transação.

Caso não haja nenhum problema, o dinheiro será depositado na conta da construtora. Ou seja, o cidadão não terá contato direto com o dinheiro do FGTS, pois ele irá direto para a conta da construtora logo após o aval da Caixa.

Tudo isso acontece a partir da atuação do agente financeiro, personagem essencial dessa transação. Além dessa operação comentada acima, o agente  também poderá ser acionado caso a pessoa queira utilizar o dinheiro do FGTS para diminuir o valor das parcelas ou o número delas no financiamento.

Outra função importante é a concessão de empréstimos - podendo ser tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física. Ao fazer o pedido do empréstimo, um valor ficará acordado entre o solicitante e o agente financeiro.

A quantia em dinheiro será entregue ao solicitante, que deverá devolver esse valor após um certo tempo com o adicional dos juros.

Qual é o melhor Agente Financeiro?

A principal questão quando se planeja fazer um financiamento ou empréstimo é escolher um bom agente financeiro. As opções são diversas, desde bancos mais tradicionais do Brasil até companhias mais novas.

Um dos principais fatores a ser levado em conta na hora da escolha é: taxa de juros!

Agentes financeiros diferentes cobram taxas de juros diferentes. E mais, existem operações com cobranças de juros diferentes. Por essa razão é importante estudar as taxas de cada agente e fazer simulações, para descobrir qual o valor final deverá ser pago pelo solicitante.

O tipo de empréstimo também é fator importante na escolha do seu agente financeiro.

Empréstimo pessoal, consignado ou com garantia são exemplos de diferentes tipos de empréstimos com taxas diferentes, que liberam quantias distintas e com processo de avaliação diferentes.

Como avaliar um Agente Financeiro?

Uma boa estratégia é procurar pelo nome do agente financeiro na plataforma Reclame Aqui. Avalie as reclamações feitas pelos clientes, bem como a maneira que a instituição lida com essas reclamações.

O problema é solucionado na maioria das vezes, ou não? Os clientes costumam ficar sem respostas ou são prontamente atendidos? Dessa maneira você consegue avaliar como essa instituição poderá tratar você também!

Falando nisso, você conhece seu agente financeiro? Essa é uma pergunta importante a ser feita, pois uma relação de confiança pode fazer a diferença. Uma boa relação deve ser baseada em respeito, confiança e competência.

Ao fazermos a escolha baseada somente nas menores taxas de juros um erro pode estar sendo cometido, e no final o barato pode sair caro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados