Open Nav

Agente de Crédito

O que é Agente de Crédito?

Agente de Crédito é o profissional que atua em contato com o tomador no processo de concessão de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Em outras palavras, ele orienta quem quer tomar crédito (os "tomadores" ou "deficitários"), ajudando a identificar suas necessidades e encontrar as soluções certas dentro da gama de alternativas que a instituição financeira (o banco, por exemplo) oferece.


Entendendo o Agente de Crédito

Quando uma pessoa quer tomar crédito, seja pessoal ou para o seu negócio, muitas vezes ela encontra dificuldades logo no começo do processo, porque não sabe exatamente o que precisa e nem conhece as soluções que as instituições financeiras disponibilizam.

Por isso, as instituições financeiras contam com um profissional que atua justamente orientando o tomador: o agente de crédito. Ele desempenha um trabalho consultivo, isto é, seu papel é realizar uma espécie de consultoria, ajudando a pessoa a identificar suas necessidades e, então, a encontrar a solução certa para seu caso. Esse apoio é essencial para que a concessão de crédito seja bem sucedida para os dois lados.

É importante lembrar que existem muitas soluções de crédito com características diferentes. O cliente pode optar entre um empréstimo ou um financiamento, ou mesmo outro tipo de produto. Sem mencionar que, dentro de um mesmo produto, existem inúmeras linhas que variam em relação a prazos, taxas de juros, período de carência e outros aspectos. 

Portanto, fazer essa combinação entre o perfil do tomador e a solução de crédito mais adequada é um trabalho que exige atenção e sensibilidade. Ele não deve ser visto apenas como um “vendedor de crédito”.

Quem pode ser Agente de Crédito?

Em 2012, foi noticiado que os agentes de crédito precisariam ser capacitados para poder atuar e, por isso, deveriam obter uma certificação. A Febraban criou, então, a certificação de correspondentes. Correspondentes são agentes de crédito autônomos; eles não trabalham exclusivamente com uma instituição financeira.

Os agentes que são contratados de uma instituição financeira específica também podem se capacitar. É recomendável obter a certificação em suitability, isto é, adequação de ofertas de produtos e serviços ao cliente. 

Em termos de formação, profissionais com graduação em administração, economia  e ciências contábeis costumam ocupar muitas vagas nessa carreira, já que eles aprendem sobre o mercado de crédito na faculdade e, por isso, têm uma base de conhecimentos mais sólida para desenvolver atividades ligadas à área.

Por que o trabalho do Agente de Crédito é importante?

O trabalho do agente de crédito, conforme já foi visto, permite que o tomador de crédito encontre a solução mais adequada. Com isso, ele terá melhores chances de ter uma experiência positiva, conseguindo atingir aquele objetivo que o levou a buscar crédito. 

Porém, não é só o tomador que se beneficia da orientação de um agente. Para a instituição financeira, esse profissional também desempenha um papel relevante.

Se o tomador escolhe a solução de crédito certa, ele provavelmente terá menos dificuldades para cumprir com a obrigação do pagamento. Assim, a instituição controla os níveis de inadimplência, que são um grave problema.

Para que essa dinâmica fique mais clara, vamos usar dois cenários.

Primeiro, imagine que Pedro, um microempreendedor individual (MEI) decide buscar uma solução de crédito para comprar equipamentos para o seu negócio. Ele tem um faturamento modesto e só precisa de R$ 10 mil. 

Sem um agente de crédito, ele começa a pesquisar sozinho; porém, como existem muitas opções e as informações disponíveis não são tão claras, ele acaba contratando uma linha de empréstimo que seria mais adequada para pequenas e médias empresas. 

O valor mínimo do empréstimo nessa linha é superior ao que Pedro precisa, de modo que ele se endivida mais do que o necessário. Para piorar, devido às características dessa linha, ele acaba tendo dificuldades para pagar e fica inadimplente, o que é ruim para o banco, mas também prejudica as próprias finanças.

Agora, imagine que Pedro recebeu a ajuda de um agente de crédito. O profissional conversa com Pedro para entender seu perfil pessoal e o perfil da empresa, o objetivo do crédito, a sua situação financeira atual. Então, o agente indica para Pedro uma solução que permite pegar o valor que ele precisa, sem se endividar além do necessário, e que oferece condições de pagamento adequadas à sua situação real.

Assim, Pedro consegue comprar os equipamentos que queria e pagar sua dívida do começo ao fim, sem se enrolar em uma bola de neve causada pelos juros. E o banco também se beneficia, recebe o dinheiro que é devido no prazo.

A intervenção do agente de crédito é essencial para garantir um desfecho positivo como o desse cenário.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados