Última modificação em 7 de janeiro de 2021

O que é uma Ação Listada em Bolsa?

Uma ação listada em bolsa é uma fração do capital de uma empresa que estará disponível para ser adquirida - por quem puder comprar - na bolsa de valores.

Imagine que uma empresa tenha seu capital dividido em milhões de partes: cada uma dessas partes é uma ação, que poderá ser compradas por investidores - futuramente chamados de acionistas. As empresas disponibilizam essas ações para coletar recursos financeiros e subsidiar seu desenvolvimento.

Que tipo de empresa tem uma Ação Listada em Bolsa?

Não é qualquer empresa que pode deixar sua ação listada em bolsa. Para isso, ela precisar ser de capital aberto! Isso significa que estará aberta para ser adquirida por qualquer pessoa.

Empresas de capital fechado não podem tem suas ações na bolsa, porém nada impede que uma empresa de capital fechado se torne uma de capital aberto, basta passar pelo processo IPO [(Oferta Publica Inicial).

Você sabe quais são os tipos de ações?

O mundo das ações pode ser um pouco confuso no começo, ainda mais quando letras e números aparecem juntos ao lado de seta verdes e vermelhas. Porém, quando se compreende o significado de todas essas características tudo fica mais fácil.

Umas das principais diferenças das ações listadas em bolsa é que uma ação pode ser ordinária ou preferencial.

Ordinária
A ação ordinária é um tipo de ação listada em bolsa em que o acionista detentor terá direito ao voto nas Assembleias de Acionistas, além do direito de receber os dividendos.

É claro que a influência que um acionista terá na assembleia será proporcional ao tamanho de seu investimento, ou seja, pequenos investidores não terão muito poder de escolha nas assembleias.

As ações ordinárias são geralmente reconhecidas pelo número 3 no final do ticker.

Preferencial
A ação preferencial é aquela ação listada em bolsa que, diferente da ordinária, não da direito ao voto nas Assembleias de Acionistas. No entanto, ela tem preferência no recebimento dos dividendos.

Ou seja, os detentores de ações preferenciais recebem os dividendos antes dos detentores de ações ordinárias. Em caso de falência da empresa, esses acionistas também terão prioridade no recebimento do reembolso.

As ações preferenciais são geralmente reconhecidas pelo número 4 no final do ticker.

Como reconhecer uma Ação Listada na Bolsa?

Para uma padronização, as ações listadas em bolsa precisam conter 4 letras em maiúsculo - que fazem referência à empresa - e seguidas de um número.

Por exemplo, a Petrobras disponibiliza na bolsa a PETR3 e a PETR4. Como já foi visto, além de ser uma empresa de capital aberto, a Petrobras tem ações ordinárias e preferenciais, identificadas com os números 3 e 4 no final.

Além da Petrobras, outras empresas famosas têm ações listadas em bolsa, como a Vale com a VALE3, Itaú com a ITUB4 e assim por diante.

Veja abaixo algumas das ações listadas em bolsa:

Além dos códigos 3 e 4, uma ação listada em bolsa também pode ser acompanhada de outros
códigos:

Termo do dia

Acionista Minoritário

O que é acionista minoritário? O acionista minoritário é o proprietário de ações de uma organização que, mesmo detendo o direito a voto nas assembleias, não…