O que é À Vista?

Há mais de 1.500 anos atrás, quando Pedro Alvares Cabral se deparou com o solo brasileiro, teve a pronta iniciativa de proclamar em alto e bom som, a quem desejasse ouvir: "terra à vista"!

Tudo bem, nosso objetivo aqui não é tratar de fatos históricos, muito menos geográficos. Mas, essa famosa expressão faz total sentindo com o termo proposto, e nós podemos provar.

Assim como Pedro Alvares Cabral pôde concluir que haviam novas terras à sua frente, apenas observando o fato diante de seus olhos, nós podemos tirar a mesma conclusão quando tratamos de assuntos referentes ao mercado financeiro.

Ao realizarmos um pagamento à vista, por exemplo, entendemos que o ato de compra e venda foi completamente finalizado ali, de uma vez só, correto? Seja por meio de dinheiro em espécie, débito em conta ou transferência bancária.

Pois bem, o termo "à vista" corresponde a - literalmente - todo fato decorrente diante de nosso próprios olhos, com possibilidade de compreensão e conclusão imediata!

No que diz respeito ao vasto e complexo universo financeiro, podemos explorá-lo um pouco mais, a fim de entendermos melhor sobre as diversas situações onde esse termo se enquadra.


Qual a diferença entre Pagamento à Vista e Pagamento a Prazo?

A diferença propriamente dita até que é bem simples e você certamente já deve conhecer.

O pagamento à vista é realizado em sua totalidade, em uma única ação. Já no pagamento parcelado, o valor pode ser divido em dois meses ou mais, de acordo com a política de cada comércio.

Tais parcelas podem, ou não, serem acrescidas por juros de crédito rotativo ou quaisquer outras espécies, dependendo novamente da política de cada comércio, ou da nossa própria disciplina financeira.

Entretanto, o real questionamento aqui é: você sabe quando deve pagar à vista e quando deve pagar parcelado? Já refletiu sobre as diferentes situações onde ambas as possibilidades estão a nossa disposição?

Essas, por sua vez, já são perguntas mais incisivas! Independente de qual tenha sido a sua respostas, devemos observar alguns pontos importantes diante dessa necessidade de escolha:

Dentre uma série de outros pontos. A verdade é que, não existe regra, pois essa decisão depende totalmente de cada situação em particular. 

O que é Mercado À Vista?

Basicamente, o mercado à vista corresponde a um mercado de operações imediatas, no momento onde as partes envolvidas entram em acordo.  

Portanto, ao comprarmos determinada ação de uma empresa, por exemplo, ficar definido naquele exato momento o valor a ser pago, bem como a quantidade de títulos a serem obtidos.

A partir dessa negociação, não há como voltar a trás. O dinheiro já foi pago, e a ação nos pertence para negociarmos da melhor maneira possível!

Qual a diferença entre Mercado À Vista e Mercado Futuro?

A principal diferença entre ambos os mercados, está relacionado ao momento da liquidação.

Diferente do mercado à vista, no mercado futuro o pagamento é previamente estabelecido entre ambas as partes do acordo, para uma data a prazo!

Ou seja, o acordo pode ser realizado a qualquer momento, mas a troca entre bens e montante financeiro fica pré-definido para uma data futura. Justamente daí que vem o nome dessa segunda classe de mercado.

Vale esclarecer que, mesmo que a liquidação ainda não tenha sida efetivada, já não será possível realizar a troca de nenhum caractere, como alterar o valor negociado ou substituir o bem por qualquer outro.

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos