Logo Mais Retorno
videos

WACC: o que é e como funciona

WACC: o que é e como funciona ► ÍNDICE: 00:00 Introdução00:28 O que é WACC00:53 Diferença entre capital próprio e capital de terceiro01:05 Por que o…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/12/2021 às 10:48 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

► ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:28 O que é WACC
00:53 Diferença entre capital próprio e capital de terceiro
01:05 Por que o WACC é importante
01:51 Como calcular o WACC

No episódio 53 do #Descomplica, Bia Prata explica o termo WACC. O WACC é a sigla para o termo em Inglês “Weighted Average Cost of Capital” que determina o custo conjunto do capital levantado por uma companhia. No vídeo você vai entender melhor o que é, como funciona, sua importância e como é realizado o cálculo do WACC.

O capital de uma empresa pode vir de fontes internas (como os próprios acionistas) ou de fontes externas (como os bancos). De qualquer forma, não é donativo e precisa retornar aos credores, que cobram juros pelo montante disponibilizado.

Por isso, ele é considerado um custo e o WACC existe para mensurá-lo.
Ao contrário do que a falta de planejamento financeiro de alguns empreendedores possa aparentar, as empresas não possuem uma máquina de fazer dinheiro.

Isso significa que, sempre que desejar investir em projetos de desenvolvimento e expansão, entre outros projetos que exijam uma quantia inicial com o qual a empresa não pode arcar, ela precisa pedir dinheiro emprestado.

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre WACC no nosso Glossário.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!