Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

TAXA DE JUROS: Descubra de uma vez por todas como funciona no Brasil |RETORNOCAST #79

A taxa de juros é a grande vilã da economia brasileira?

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/05/2023 às 16:59 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

A taxa de juros é a grande vilã da economia brasileira?

No Retornocast de hoje, Felipe e Luis falaram um pouco sobre a taxa de juros. Qual a sua função e como ela é utilizada no Brasil.

Os juros são a remuneração paga por todo devedor, como compensação ao credor pelo empréstimo de dinheiro. Indicados de forma percentual, a cobrança de juros pode ser anual, mensal ou até mesmo diária.

Quem empresta seus bens precisa de um incentivo para completar a transação.

Afinal, ele está abrindo mão de realizar compras ou fazer outro uso do dinheiro para emprestá-lo. A recompensa da “abnegação”, portanto, vem da promessa de multiplicar o seu patrimônio e receber a mais no futuro.

Para que isso seja possível é que existem os juros. Eles atuam como verdadeiros “multiplicadores” do capital.

Presentes em praticamente toda atividade financeira, são facilmente identificados em empréstimos, financiamentos e aplicações de todo tipo.

Mas não se engane: não existe apenas um tipo de juros (como veremos a seguir, são ao menos 7!) e eles não são motivo de alegria para todo mundo. Seus boletos que o digam!

E se você quiser saber ainda mais sobre juros, assista nosso RetornoCast até o final.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!