Logo Mais Retorno
videos

TAXA DE CUSTÓDIA: o que é e porquê é cobrada

TAXA DE CUSTÓDIA: o que é e porquê é cobrada Você sabe o que é Taxa de Custódia? No episódio 74 do #Descomplica, Bia Prata explica…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/07/2022 às 11:16 -
Atualizado 20 dias atrás
Compartilhe:

Você sabe o que é Taxa de Custódia? No episódio 74 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.

O que é a taxa de custódia?
Taxa de Custódia é o nome dado à taxa cobrada dos investidores de renda fixa e variável, pelos serviços de custódia oferecidos pelas instituições custodiantes.

Ainda que debitado da sua conta na corretora de valores, é cobrada por parte da BM&F Bovespa em contrapartida ao trabalho desenvolvido pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (a CBLC), o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (a Selic) e Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (a CETIP).

A taxa de custódia tem uma taxa fixa anual, que incide de forma percentual sobre os valores aplicados na corretora. Isso significa que, diferentemente de outras taxas (como é o caso da taxa de performance, por exemplo), a taxa de custódia independe do desempenho do investimento para ser descontada. Ou seja, tendo você obtido prejuízo ou lucro nas operações, ela deve ser paga do mesmo jeito.

Esse caráter irrevogável da taxa de custódia se justifica também no fato de que nenhuma instituição financeira tem poder sobre elas. Enquanto várias corretoras oferecem isenção de taxa de administração sobre títulos públicos, por exemplo, o mesmo não pode ser feito quando se trata da taxa de custódia - lembre-se: ela é instituída pela B3, não pelas corretoras.

E como o serviço que ela financia é considerado de máxima importância (como veremos a seguir), a sua existência é de extrema relevância para o mercado financeiro em si.

ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:29 O que é custódia
00:48 Agentes de custódia
01:07 Instituições depositárias
02:09 Retorno Prime

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Taxa de Custódia no nosso Glossário

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!