Logo Mais Retorno
videos

Saiba tudo sobre Dividend Yield

Dividend yield é um indicador utilizado para relacionar os proventos pagos por uma companhia e o preço atual de suas ações. Além de lucrar com a venda das ações , o investidor também se beneficia com a distribuição de lucros da empresa.

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/11/2022 às 19:54 -
Atualizado 4 dias atrás
Compartilhe:

Dividend yield é um indicador utilizado para relacionar os proventos pagos por uma companhia e o preço atual de suas ações. Além de lucrar com a venda das ações , o investidor também se beneficia com a distribuição de lucros da empresa.

Excepcionalmente no caso dos fundos imobiliários, o pagamento de dividend yield costuma ser mensal - e corresponde ao rendimento obtido dos aluguéis de imóveis atrelados ao fundo.

Esse tipo de título garante a quem o possui, parte da companhia, mesmo que em parcela mínima. Como veremos na próxima seção, nem sempre as companhias com prejuízos diminuem os seus proventos, representando um risco para os investidores mais desavisados e empolgados com o dividend yield. Para medir se o montante que se está recebendo em proventos é vantajoso para os investidores em detrimento das cotações e das opções oferecidas no mercado é que se utiliza o dividend yield. Para o seu cálculo, utiliza-se uma fórmula simples.

Dividend yield = 1,00 ÷ 10,00 x 100 = 10%Logo, o retorno obtido em proventos com essa ação é de 10%.

Seguindo a fórmula de cálculo:

Primeiramente, é importante estabelecer um comparativo com os demais resultados de dividend yield do mercado. Em 2018, as organizações Eztec, Copasa e Itausa detinham os maiores índices de dividend yield no ranking nacional, com 16,29%, 11,29% e 10,58% respectivamente. Assim sendo, é importante que o investidor utilize o dividend yield como uma ferramenta de análise em conjunto com outras complementares, que permitam atestar quão promissora a posse das ações é e os seus riscos correlatos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,