Logo Mais Retorno
videos

RED FLAGS NOS INVESTIMENTOS: o que são e porquê você deve ficar atento

RED FLAGS NOS INVESTIMENTOS: o que são e porquê você deve ficar atento Você sabe o que é Red Flags? No episódio 73 do #Descomplica, Bia…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/07/2022 às 11:12 -
Atualizado 20 dias atrás
Compartilhe:

Você sabe o que é Red Flags? No episódio 73 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.

O que são as red flags?

Red flags (ou bandeiras vermelhas, em português) é uma expressão que pode ser utilizada para diversas sinalizações, a depender do segmento em que é aplicada. No contexto do mercado financeiro, costuma ser associada ao risco.

O risco, no contexto das red flags, contudo, não representa apenas as questões tradicionais que costumamos abordar por aqui, como liquidez ou mercado, mas sim o potencial de problemas que um determinado ativo pode trazer aos seus investidores — administrativos, fraudes ou erros nos seus relatórios contábeis, por exemplo.

Em suma, portanto, podemos dizer que o conceito se aplica para situações que não são desejáveis no contexto dos investimentos, algo que pode afastar o interesse dos investidores. Traz diversos impactos tanto para o ativo (especialmente no caso de ações), como também de precificação no mercado financeiro.

Como funcionam as red flags?

Podemos perceber, portanto, que as red flags trazem um cenário diferente para o investidor. Não se trata de um risco convencional ao ativo, mas sim uma questão problemática, que pode inclusive afetar a qualidade e a reputação do negócio, principalmente no mercado acionário. Para essa medida, utiliza-se o indicador de bandeira vermelha.

De um modo geral, essa ferramenta é muito utilizada por empresas auditoras de documentos contábeis (como Balanço Patrimonial ou Demonstrativo de Fluxo de Caixa, por exemplo) na indicação de potenciais fraudes que possam vir a afetar a imagem e a confiabilidade de uma companhia.

Importante mencionar que a sinalização das red flags não representa, necessariamente, que exista um problema do nível de uma fraude. Essa é apenas uma forma de avisar que há algum tipo de incompatibilidade cujo impacto pode ser ou não comprovado por meio de pesquisa e reavaliação. De qualquer forma, pode ser entendido como um "sinal de alerta".

Ademais, outro ponto essencial é que nem todas as red flags possuem o mesmo impacto no mercado financeiro. Alguns investidores priorizam questões que podem levantar uma bandeira vermelha, enquanto outros podem considerar o mesmo fator como algo secundário e que não desestimularia um investimento. Trata-se de um cenário subjetivo.

ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:24 Significado de Red Flag
00:52 O que são Red Flags nos Investimentos
01:18 Risco de Red Flags no Investimentos
02:10 Red Flags na economia

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Red Flags no nosso Glossário: https://bit.ly/3aBqwOB

Gostou do conteúdo? Curta o vídeo, inscreva-se no canal e deixe seu comentário abaixo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!