O que são e quais os PRINCIPAIS ETF’s listados na Bolsa de Valores
O que são e quais os PRINCIPAIS ETF’s listados na Bolsa de Valores Você já investe em ETFs? Neste vídeo, Bia Prata explica o que são…
Você já investe em ETFs? Neste vídeo, Bia Prata explica o que são e quais são os principais ETFs listados na B3.
O que é ETF?
ETF é a sigla para a expressão em inglês Exchange Traded Funds, que, em tradução literal para o português, seria algo como “Fundos Negociados em Bolsa”.
Basicamente, os ETF funcionam como um grupo diversificado de ativos que são negociados como ações em uma bolsa de valores. Tendo como referência um índice da bolsa, os ETF atingem rendimentos iguais ou superiores aos dos índices de referência.
Esse tipo de investimento reúne vários investidores que fazem aplicações em diferentes ativos. A administração dos investimentos em ETF é realizada por um gestor especializado. Esse agente acompanha diariamente o mercado de ações e realiza as negociações de compra e venda buscando sempre os melhores rendimentos.
Como investir em EFT?
Para investir em EFT no Brasil, o investidor precisa ter conta em uma corretora e comprá-los na B3, utilizando-se de um home broker.
Qual a diferença dos ETF para fundos e ações?
Os ETF combinam características tanto dos fundos como das ações. Assim como nos fundos, ao comprar ETF você está adquirindo um conjunto de ações ou títulos, o que permite maior diversificação e acesso a ativos especiais por um preço mais acessível. E, assim como nas ações, os ETF podem ser negociados diariamente no mercado de valores mobiliários.
Quais são as vantagens de investir em ETF?
O custo mais acessível e a praticidade da diversificação em um grupo conciso de ativos são as principais vantagens de se investir em ETF. Além disso, fundos de investimento tradicionais operam com taxas de administração que variam em uma média de 2% a 3%, enquanto os ETF operam com taxas que variam em torno de 0,3% a 0,6%.