Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

O que é QUANTITATIVE EASING? Quais os impactos do QE na economia?

O que é QUANTITATIVE EASING? Quais os impactos do QE na economia? Você já ouviu falar nos Quantative Easing, também conhecidos como QE? No vídeo de…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/05/2020 às 10:05 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Você já ouviu falar nos Quantative Easing, também conhecidos como QE?

No vídeo de hoje Arthur Lula, nosso economista no Mais Retorno, explicou tudo sobre este termo e seu impacto no mundo dos investimentos.

No Brasil isso seria chamado de relaxamento quantitativo, mas vamos utilizar as siglas QE para tratar deste termo.

Essas duas letrinhas têm influenciado muito os mercados financeiros do mundo todo desde pelo menos 2008.

Após a crise financeira de 2008 o mundo se viu em uma situação extremamente difícil, com recessão, aumento do desemprego e o perigo da deflação rodando à porta de todos os países desenvolvidos.

O grande problema é que a situação fiscal dos países também não era lá essas coisas, mas obviamente algo tinha que ser feito.

Foi então que olhando experiências já testadas pelo Japão no começo do século, o Federal Reserve (Banco Central Americano) resolveu utilizar o que foi chamado depois de Política Monetária Não-Convencional.

Isso acontece em situações em que a taxa de juros básica daquela economia já está muito baixa, por vezes próximas de zero (hoje não tão mais difícil de imaginar), o que dificulta o estímulo da economia por esse instrumento convencional.

  • QE o Banco Central compra títulos da dívida do governo (e às vezes privados);
  • injetando liquidez ($) na economia
  • e pressionando a taxa de juro de mercado para baixo.

A consequência disso é um aumento de dinheiro circulando na economia, além, claro, desses ativos irem para o balanço do Banco Central, que pode negociá-los depois.

Essa medida, além de reduzir os juros pagos pelo governo, também afeta a taxa dos demais instrumentos do mercado, inclusive no mercado de crédito, ajudando a estimular a economia.

Essa política foi usada à exaustão pelo Banco Central Americano (Fed), Banco Central Europeu (ECB), o Banco da Inglaterra (BoE) e o Banco do Japão (BoJ).

E seus impactos são:

  • Aumento de crédito
  • Aumento da inflação
  • Queda da taxa de juros

Para saber ainda mais sobre o QE, acesse nosso texto completo, aqui.

E aí, gostou? Quer saber mais alguma coisa sobre o QE? Conta aqui nos comentários!

Ainda com dúvidas? Nos mande um e-mail contato@maisretorno.com

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados