Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

INSIDER TRADING: como esta prática ilegal prejudica seus investimentos

INSIDER TRADING: como esta prática ilegal prejudica seus investimentos Você sabe o que é Insider Trading? Neste vídeo, vamos te explicar os principais tipos de InsiderTrading…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/05/2022 às 09:37 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Você sabe o que é Insider Trading? Neste vídeo, vamos te explicar os principais tipos de InsiderTrading e como a essa prática ilegal pode afetar todo o mercado financeiro.

O Insider Trading é a utilização de dados e informações privilegiadas para obter vantagem e lucro no mercado financeiro. Isso ocorre quando alguém tem acesso a algum fato relevante antes de todos, e usa essa informação para fazer qualquer tipo de negociação e lucrar.

Na prática, o insider trading antecipa os movimentos do mercado com informações ainda não conhecidas pelo grande público. Por exemplo, ao saber de uma informação boa, o insider adquire ativos. A partir do momento que o fato se torna público, os ativos são valorizados, fazendo com que o insider tenha lucros.

Em outro exemplo, o insider tem acesso a uma notícia ruim e vende seus ativos antecipadamente. Quando o mercado tem acesso às informações, o ativo se desvaloriza e ele não tem perda de dinheiro. Na legislação brasileira, esses movimentos são previstos como crime financeiro.

Tipos de Insider Trading
Há dois tipos de Insider Trading que usam as informações privilegiadas: o insider trading primário e o secundário.

O insider trading primário é quando naturalmente um agente possui informações privilegiadas, por conta da sua função ou cargo. Isso ocorre quando um administrador, contador responsável por auditoria, um funcionário da empresa, advogado da companhia ou acionista majoritário controlador usam uma informação privilegiada para benefício próprio.

É considerado crime, pois esses agentes têm acesso legal e direto às informações relevantes que ainda não foram publicadas ou divulgadas.

Já o insider trading secundário é feito por alguém que recebe uma informação confidencial direta ou indiretamente, oriunda do agente primário.

Entre outras palavras, o insider trade primário passa informações para o secundário de forma direta e proposital. No mercado financeiro, isso é chamado de Tipping, que, traduzindo, significa “dar a dica”.

Gostou do conteúdo? Curta o vídeo, inscreva-se no canal e deixe seu comentário abaixo.

Leia sobre o assunto:

- Prática ilegal no mercado financeiro: saiba mais sobre Insider Trading.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados