GOVERNANÇA CORPORATIVA: como ela influencia o preço das ações?
GOVERNANÇA CORPORATIVA: como ela influencia o preço das ações? Você sabe o que é a governança corporativa e como ela influencia o preço das ações? Quem…
Você sabe o que é a governança corporativa e como ela influencia o preço das ações? Quem investe colocando dinheiro em empresas através de compra de ações, cedo ou tarde, depara-se com o termo “governança corporativa”. Apesar de ser muito usado, nem sempre esse termo é bem explicado. O resultado é que, por mais importante que a governança seja para os investidores, muitos não sabem qual o seu papel.
O que é a Governança Corporativa?
Governança corporativa é o conjunto das práticas adotadas para assegurar que exista alinhamento e transparência na relação entre gestores e investidores.
Existe um bom motivo pelo qual é importante haver alinhamento e transparência na relação entre gestores e investidores. Não se trata simplesmente de manter um clima positivo na empresa; trata-se de evitar o risco de perder dinheiro.
Se um investidor coloca seu capital em uma empresa que apresenta má governança, ele está depositando seu dinheiro nas mãos de gestores que não priorizam seus interesses e que não desempenham suas atividades com transparência. Logo, não há como saber se esses recursos serão usados da melhor maneira possível para garantir que o negócio alcance bons resultados financeiros e, portanto, trazer o retorno que o investidor espera.
Em outras palavras, sem boa governança, o investidor não pode confiar na gestão e admite o risco de perder o capital colocado na empresa. É por isso que investidores de longo prazo avaliam a governança das empresas antes de comprar suas ações.
Neste vídeo, você vai entender o que é a governança corporativa, como ela influencia o preço das ações, o que você precisa ficar de olho antes de investir em uma empresa e alguns exemplos de como uma boa (ou má) governança corporativa influencia seus investimentos. Aperte o play e confira!