FORWARD GUIDANCE: o que é e como funciona
FORWARD GUIDANCE: o que é e como funciona No episódio 66 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Forward Guidance.▶ ÍNDICE:00:00 Introdução00:24 O que é Forward…
No episódio 66 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Forward Guidance.
▶ ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:24 O que é Forward Guidance
00:43 Relação Forward Guidance e Política Monetária
01:18 Países que utilizam a Forward Guidance
01:51 Qual a importância da Forward Guidance
Forward Guidance é uma ferramenta usada pelo Banco Central de um determinado país para guiar a economia e responder às expectativas do mercado sobre o provável curso da política de juros. Visa evitar surpresas que possam perturbar os mercados e causar flutuações significativas nos preços dos ativos.
Noções básicas sobre Forward Guidance
O Forward Guidance é um instrumento de política monetária que visa influenciar a decisão financeira de famílias, empresas e investidores ao divulgar a taxa de juros prevista para determinado período.
Essas diretrizes que o Banco Central fornece ao público são capazes de evitar surpresas que possam perturbar o mercado ou causar flutuações significativas nos preços dos ativos.
Nos Estados Unidos, o Forward Guidance é uma das ferramentas mais usadas pelo banco central desde a Grande Recessão para influenciar o mercado. Assim, o país a utiliza para comunicar a população sobre a sua intenção de manter as taxas de juros baixas pelo tempo que for necessário para melhorar a disponibilidade de crédito e estimular a economia.
Além de detalhar ao público o que pretende fazer, o Banco Central utiliza essa ferramenta para apresentar quais estratégias devem ser adotadas para garantir que as suas metas sejam cumpridas e os fatos que podem obrigá-lo a mudar a sua abordagem.
Como o Forward Guidance pode ser adotado?
O instrumento pode ser aplicado de quatro formas. Em primeiro lugar, o Banco Central pode indicar a taxa de juros que pretende estabelecer. Também pode avisar por quanto tempo atuará para que as políticas desejadas sejam implementadas.
Além de informar por quanto tempo manterá determinada política, o Banco Central poderá indicar os valores numéricos que pretende alcançar e ainda as condições qualitativas que deseja.
Por meio do Forward Guidance, o Banco Central não estabelece apenas qual será a taxa de inflação de um determinado período, também declara quais passos adotará para alcançar suas metas.
Gostou do conteúdo? Curta o vídeo, inscreva-se no canal e deixe seu comentário abaixo.