Logo Mais Retorno
videos

FORWARD GUIDANCE: o que é e como funciona

FORWARD GUIDANCE: o que é e como funciona No episódio 66 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Forward Guidance.▶ ÍNDICE:00:00 Introdução00:24 O que é Forward…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/04/2022 às 10:28 -
Atualizado 21 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

No episódio 66 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Forward Guidance.

▶ ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:24 O que é Forward Guidance
00:43 Relação Forward Guidance e Política Monetária
01:18 Países que utilizam a Forward Guidance
01:51 Qual a importância da Forward Guidance

Forward Guidance é uma ferramenta usada pelo Banco Central de um determinado país para guiar a economia e responder às expectativas do mercado sobre o provável curso da política de juros. Visa evitar surpresas que possam perturbar os mercados e causar flutuações significativas nos preços dos ativos.

Noções básicas sobre Forward Guidance
O Forward Guidance é um instrumento de política monetária que visa influenciar a decisão financeira de famílias, empresas e investidores ao divulgar a taxa de juros prevista para determinado período.

Essas diretrizes que o Banco Central fornece ao público são capazes de evitar surpresas que possam perturbar o mercado ou causar flutuações significativas nos preços dos ativos.

Nos Estados Unidos, o Forward Guidance é uma das ferramentas mais usadas pelo banco central desde a Grande Recessão para influenciar o mercado. Assim, o país a utiliza para comunicar a população sobre a sua intenção de manter as taxas de juros baixas pelo tempo que for necessário para melhorar a disponibilidade de crédito e estimular a economia.

Além de detalhar ao público o que pretende fazer, o Banco Central utiliza essa ferramenta para apresentar quais estratégias devem ser adotadas para garantir que as suas metas sejam cumpridas e os fatos que podem obrigá-lo a mudar a sua abordagem.

Como o Forward Guidance pode ser adotado?

O instrumento pode ser aplicado de quatro formas. Em primeiro lugar, o Banco Central pode indicar a taxa de juros que pretende estabelecer. Também pode avisar por quanto tempo atuará para que as políticas desejadas sejam implementadas.

Além de informar por quanto tempo manterá determinada política, o Banco Central poderá indicar os valores numéricos que pretende alcançar e ainda as condições qualitativas que deseja.

Por meio do Forward Guidance, o Banco Central não estabelece apenas qual será a taxa de inflação de um determinado período, também declara quais passos adotará para alcançar suas metas.

Gostou do conteúdo? Curta o vídeo, inscreva-se no canal e deixe seu comentário abaixo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!