Logo Mais Retorno
videos

ESQUEMA PONZI: como funciona esta pirâmide?

ESQUEMA PONZI: como funciona esta pirâmide? No episódio 67 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Esquema Ponzi.ÍNDICE:00:00 Introdução00:30 O que é pirâmide financeira00:54 Como funciona…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/05/2022 às 14:39 -
Atualizado 15 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

No episódio 67 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Esquema Ponzi.

ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:30 O que é pirâmide financeira
00:54 Como funciona uma pirâmide financeira
01:28 Como funciona o Esquema Ponzi
02:18 Características do Esquema Ponzi
3:32 Conclusão

Esquema Ponzi é um modelo de esquema de pirâmide desenvolvido ainda na década de 1910 nos Estados Unidos, por um golpista ítalo-americano.

Dentre as formas mais famosas de se atrair um investidor para as operações de esquema ponzi, vale destacar a promessa de pagamento de altos juros em um curto espaço de tempo.

Dessa forma, acreditando estar diante de uma oportunidade única (principalmente quando comparado aos demais produtos do mercado) o indivíduo se expõe aos riscos de sistema (por vezes sem estar completamente ciente de que se trata de uma pirâmide financeira).

Características do esquema ponzi
Mas o que as fraudes têm em comum para serem consideradas como a única modalidade?

Isso se dá por conta de algumas características em comum compartilhadas intencionalmente por todas elas, centradas nos itens principais de qualquer companhia: a administração, o produto e o cliente.

O esquema ponzi costuma ser gerenciado por uma única pessoa ou uma única companhia. Dessa forma, não é só mais fácil administrar o sistema, como também evitar que a fraude seja descoberta ou chame a atenção de agentes econômicos e políticos importantes.

Já na questão do produto, golpistas dessa categoria enganam a maioria dos seus investidores fazendo-os acreditar que a companhia realmente aplica o capital em um bem intangível. No caso de Charles Ponzi, por exemplo, foram os selos a serem comprados e colocados em circulação nos Estados Unidos.

Mas na verdade o "lucro” obtido nas operações advém do capital investido por novos entrantes, o que é apontado como a razão central para que o modelo do esquema ponzi se torne insustentável a longo prazo e seja desmantelado.

Por fim, os investidores do esquema ponzi são tidos como cliente e produto da empresa, visto que é necessário atraí-los para que o seu capital sustente o sistema.

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Esquema Ponzi no nosso Glossário.

Se você deseja uma solução completa que permite você comparar diversos ativos de forma fácil e prática, através de uma base de dados qualificada, o Comparador de Ativos da Mais Retorno é ideal para você! COMECE A TESTAR GRATUITAMENTE.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Vitaliciedade

Vitaliciedade

O que é vitaliciedade? Vitaliciedade é um termo que deriva de vitalício, ou seja, refere-se à garantia ou benefício que é assegurado por toda a vida...

  CONTINUAR LENDO