videos

COPOM: entenda o que é e como funciona!

COPOM: entenda o que é e como funciona! No episódio de hoje do #Descomplica, Bia Prata fala sobre o COPOM: o que é e como funciona…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/11/2021 às 01:51 - Atualizado 15 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

No episódio de hoje do #Descomplica, Bia Prata fala sobre o COPOM: o que é e como funciona esse tão famoso comitê.

COPOM é a sigla para Comitê de Política Monetária. O órgão foi criado na estrutura do Banco Central do Brasil, no ano de 1996 com o intuito de estabelecer as diretrizes da política monetária do país, além de acompanhar a evolução da taxa básica de juros, a famosa taxa SELIC.

Sua criação se deu em um contexto em que as principais economias do mundo já haviam instituído estruturas semelhantes para tornar o processo de decisões importantes sobre política monetária mais objetivo e transparente.

Para ficarmos apenas com alguns exemplos de comitês similares ao COPOM, podemos citar o americano FOMC (Federal Open Market Committee) e o MPC (Monetary Policy Committee), ligado ao Banco Central inglês.

Na edição #50 do #Descomplica, Bia Prata fala sobre o termo de forma prática e didática.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!