Logo Mais Retorno
videos

Como funcionam as COTAS DE UM FUNDO e como são calculadas?

Se você investe em fundos de investimentos, então muito provavelmente já sabe que o nome dos seus investidores é cotista. Isso acontece porque cada pequena fração do patrimônio gerenciado é chamado de "cota".

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/11/2022 às 19:03 -
Atualizado 10 dias atrás
Compartilhe:

Se você investe em fundos de investimentos, então muito provavelmente já sabe que o nome dos seus investidores é cotista. Isso acontece porque cada pequena fração do patrimônio gerenciado é chamado de "cota".

Entender a dinâmica financeira desses produtos dentro do mercado financeiro é algo de extrema importância antes de realizar qualquer investimento. Além disso, de acordo com os resultados dos ativos e os novos aportes dos cotistas, o valor da cota pode oscilar. Vamos entender todo esse contexto no vídeo de hoje.

Caso você ainda esteja se inteirando sobre a dinâmica de funcionamento dos fundos de investimentos, saiba que as cotas representam as "pequenas partes" do patrimônio que é administrado por uma gestora. Podemos até dizer que elas estão para os fundos assim como as ações representam uma parcela mínima de uma companhia listada na bolsa de valores.

O que acontece é que os fundos de investimentos representam um tipo de "condomínio", recebendo o capital de diferentes pessoas. Ao realizar um aporte em um fundo, por exemplo, você vai receber cotas correspondentes ao valor utilizado. Vale lembrar que os ganhos financeiros serão proporcionais à participação de cada cotista.

Vamos ver como funciona, exatamente, as cotas dos fundos? 
Aperte play e assista até o final que a Bia vai explicar direitinho pra você.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,