Logo Mais Retorno
videos

Como a INFLAÇÃO pode afetar seu bolso

Como a INFLAÇÃO pode afetar seu bolso Nesta edição do Descomplica, Bia Prata fala sobre a inflação: o que é e como ela pode impactar nos…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/08/2022 às 14:09 -
Atualizado 12 dias atrás
Compartilhe:

Nesta edição do Descomplica, Bia Prata fala sobre a inflação: o que é e como ela pode impactar nos seus investimentos.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o nosso principal índice quando o assunto é inflação.

A inflação nada mais é do que a perda do poder de compra do dinheiro.
Então, quando os preços dos produtos ou serviços começam a subir, podemos cogitar que os preços estão sofrendo com a inflação, ou estão inflacionados. O contrário, quando os preços descem, pode ser denominado de deflação.

Como funciona o IPCA?
O IPCA é um índice elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dentro desse cálculo é utilizado, como base de referência, o consumo médio de famílias que possuem dentro de 1 a 40 salários mínimos como renda.

Cada produto tem um peso dentro do cálculo e, assim, se consegue extrair uma média. Desse modo alcançamos o IPCA do período.

Uma das funções do IPCA é servir como termômetro da economia. Um país em condições normais deve registrar alguma inflação em sua economia.

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre IPCA no nosso Glossário.

▶ ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:20 O que é Inflação?
01:00 Como a inflação afeta meus investimentos?

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Inflação no nosso Glossário.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!