Logo Mais Retorno
videos

Calculando VOLATILIDADE E CORRELAÇÃO de Fundos Imobiliários NA PRÁTICA!

Calculando VOLATILIDADE E CORRELAÇÃO de Fundos Imobiliários NA PRÁTICA! Sejam bem-vindos a mais um vídeo no nosso canal! Hoje, o especialista em investimentos da Mais Retorno,…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/04/2021 às 10:49 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Sejam bem-vindos a mais um vídeo no nosso canal!

Hoje, o especialista em investimentos da Mais Retorno, Luis Felipe Vieira, mostra na prática como calcular volatilidae e correlação dos Fundos Imobiliários (FIIS).

O que é correlação?
Correlação é, a rigor, uma medida estatística que informa se existe uma relação entre duas variáveis. Aplicando essa definição para o mercado financeiro, ela passa a ser útil na compreensão do comportamento entre dois ou mais ativos, ou seja, esse parâmetro responde a perguntas como: se determinado acontecimento na economia muda um ativo A, o que acontece com o ativo B?

Antes de avançar neste conceito, lembre-se de que essa medida é diferente de causalidade. O fato de um galo cantar e o nascer do sol estão correlacionados, mas o sol não nasce por causa do canto do galo, por exemplo. Saber disso também é importante para manter sua carteira segura, já que você deve acompanhar as atualidades na economia e tomar decisões assertivas em relação aos ativos.

A correlação é uma medida que também aparece na Teoria Moderna do Portfolio, de Harry Markowitz. O economista declarava que o risco de um portfolio é composto por uma função das variâncias junto com as correlações dos ativos.

O que é volatilidade?
A volatilidade é uma medida de risco que indica, a partir da análise do comportamento de um ativo durante determinado período de tempo, a velocidade com que ele varia entre a queda e a alta.

Os ativos altamente voláteis não apenas apresentam uma rápida oscilação, como a mesma pode acontecer de maneira muito acentuada. Isso porque a volatilidade também utiliza a intensidade da oscilação como medida.

É, sobretudo, um dado de extrema importância para os investidores. Ao passo que representa uma ameaça maior à lucratividade do investimento, apresenta ricas oportunidades àqueles que souberem se posicionar corretamente diante das suas movimentações.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!