Logo Mais Retorno
videos

ANCORAGEM: como fugir desse viés comportamental

ANCORAGEM: como fugir desse viés comportamental Você sabe o que é Ancoragem? No episódio 70 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.O que é…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/06/2022 às 10:23 -
Atualizado 8 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Você sabe o que é Ancoragem? No episódio 70 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.

O que é Ancoragem
Ancoragem é, para o mundo das finanças e dos negócios, um erro cognitivo; um viés comportamental. Trata-se de atribuir um peso desproporcional a uma certa referência ou parâmetro utilizado para tomar uma decisão – o que, consequentemente, leva a tomar uma decisão mal-embasada. Também trata-se de levar em consideração uma informação que parece relevante, mas não é, para determinar o valor de um certo ativo.

Esse conceito está ligado ao universo das Finanças Comportamentais, que estuda o impacto de questões psicológicas e emocionais na tomada de decisões financeiras.

Para o mundo das negociações, ancoragem é a primeira proposta colocada na mesa e que, portanto, pauta todas as propostas subsequentes.

É importante ressaltar que, dentre as finanças comportamentais, existe também a heurística da ancoragem que é considerado um atalho mental utilizado nos momentos de tomada de decisão, e que assim como o marketing pode te incentivar a consumir mais, seja em produtos, serviços ou simplesmente conteúdo.

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Ancoragem no nosso Glossário.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!