A CRIPTA das Criptos! Com Marcelo Sampaio da HASHDEX (HASH11)

No Retornocast desta semana, os especialistas da Mais Retorno batem um super papo com Marcelo Sampaio Co-fundador e CEO da #HASHDEX (HASH11) sobre criptomoedas e criptoativos.

  • O que são criptoativos?
    Os criptoativos são ativos virtuais, isto é, que não existem de nenhuma maneira no mundo concreto. Eles estão presentes apenas em registros digitais. Por isso, todas as operações envolvendo esses ativos são executadas e armazenadas através de dispositivos conectados em rede.

Os ativos digitais foram criados a fim de possibilitar a realização de transações diretas entre pessoas físicas e jurídicas, sem a necessidade de que instituições financeiras atuassem como intermediários, mesmo nos casos envolvendo transações internacionais.

Entre os #criptoativos, o mais conhecido é o #Bitcoin. Porém, existem inúmeros outros; estimativas apontam para a existência de mais de 5500 #criptomoedas. O funcionamento de cada #criptoativo é dado por um conjunto de regras estabelecido por seu desenvolvedor.

  •  O que é a criptomoeda?
    Criptomoeda (comumente também chamada de moeda digital ou moeda virtual) é um código virtual, usado como meio de troca de valores na internet. Recebe esse nome principal em razão da criptografia, uma prática de codificação que garante a segurança do usuário e das operações.

A primeira criptomoeda foi lançada ainda em 2009 e se tornou tão famosa a ponto de seu nome ter se tornado um sinônimo de criptomoeda entre os mais leigos. Sim, estamos falando da Bitcoin.

Mas veja: existem inúmeras outras criptomoedas no mercado atualmente, como é o caso da Ethereum, da Ripple e da Litecoin.

Devido à alta valorização que esse mercado adquiriu nos últimos tempos, as criptomoedas começaram a atrair mais do que interessados em efetuar pagamentos no mundo físico a partir das moedas digitais. Na verdade, se tornou um alvo de grande atenção por parte de investidores.

Entretanto, há ainda quem desconfie do uso das criptomoedas. Segundo algumas pessoas, o caráter anônimo das transações torna o recurso uma oportunidade para o desenvolvimento e financiamento de atividades ilícitas ao redor mundo todo.

Ainda com dúvidas? Nos mande um e-mail retornocast@maisretorno.com

Deixe seu comentário

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo