Logo Mais Retorno
videos

5 DICAS PARA PROTEGER O SEU DINHEIRO DA INFLAÇÃO

5 DICAS PARA PROTEGER O SEU DINHEIRO DA INFLAÇÃO ÍNDICE: 00:00 Introdução00:30 Inflação – Oferta e demanda02:30 O que causa a inflação03:10 Ativos atrelados à inflação03:59…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/03/2022 às 13:41 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:30 Inflação - Oferta e demanda
02:30 O que causa a inflação
03:10 Ativos atrelados à inflação
03:59 Hábitos e gastos pessoais
04:29 Negociação
05:28 Investir em moeda estrangeira
06:02 Investimentos atrelados a taxa de juros e pré fixados
06:50 qual deveria ser o valor do prêmio do BBB 2022

O grande destaque econômico de 2021 foi uma velha conhecida do brasileiro: a inflação. Com o IPCA, principal índice inflacionário fechando o ano em 10,06%, segundo dados divulgados pelo IBGE, - maior patamar para o indicador desde 2015 (10,67%) - é preciso se preparar para lidar com o aumento dos preços e se proteger da inflação.

Qual é o impacto da inflação para o seu bolso?
A inflação é o nome do movimento de aumento de preços dentro de um determinado mercado. Em outras palavras, é um efeito econômico em que o custo de vida fica mais caro, já que o valor dos produtos e dos serviços acaba se elevando.

Para o consumidor, o que importa de fato é quanto ele pagou quando precisou adquirir algo. Acontece que, em cenário de inflação alta, o custo de vida como um todo se eleva e isso é facilmente percebido no cotidiano. É o que vem acontecendo com a alimentação em 2021, por exemplo.

O grande problema da inflação é que, na prática, o consumidor perde poder de compra. Imagine que uma determinada camiseta era vendida por R$ 100 e que, em determinado período, o segmento de vestuário apresente um aumento de preços na casa de 5,0%. Esse mesmo produto passou a custar R$ 105. Portanto, ficou mais caro para comprá-lo.
Ou seja, a menos que o seu salário consiga acompanhar a própria inflação, você acaba prejudicado na medida em que consegue comprar menos com o mesmo ganho financeiro.

No vídeo de hoje, Bia Prata te dá 5 dicas de como se proteger da inflação e preservar o seu poder de compra. Aperte o play e confira!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!